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3 ferramentas práticas para mensurar o ROI nas redes sociais

Pouco a pouco, as redes sociais deixaram de ser apenas um espaço de interação entre pessoas e começaram a funcionar também como uma importante ferramenta de serviços, divulgação das empresas e relacionamento com os clientes.

Além disso, as redes sociais também são um canal que permite a reunião de dados que podem orientar a estratégia de marketing digital de seu negócio. Por isso, tão importante quanto utilizar as redes sociais é a mensuração do retorno investido nessas ações. Essa análise permite a avaliação e direcionamento das ações para que sua empresa obtenha cada vez mais resultados com um menor investimento.

Quer saber como mensurar o ROI nas redes sociais? Veja, no post de hoje, algumas ferramentas e dicas para aplicar em sua estratégia!

Confira 3 ferramentas práticas para mensurar o ROI nas redes sociais

1.Google Analytics

Essa é a ferramenta mais conhecida para análise de todas as plataformas digitais. Com o Google Analytics, você pode acompanhar informações básicas como a audiência e características demográficas do público que acessou suas páginas.

Com alterações na configuração da ferramenta é possível também obter informações direcionadas das redes sociais e identificar quais são as redes que levam mais visitantes para o seu site e o impacto trazido para sua marca, por exemplo. Outra boa notícia: o Google Analytics é gratuito!

2. Cyfe

O Cyfe tem um dos painéis de controle — os dashboards — mais completos entre as ferramentas disponíveis para medir o ROI nas redes sociais. Com isso, você consegue acompanhar diferentes redes sociais ao mesmo tempo e cada uma com seu próprio quadro de informações.

Você dispõe ainda de recursos que permitem a análise de métricas mais simples, como o número de curtidas, até um acompanhamento mais completo, identificando fatores que levaram à perda de seguidores ou descurtidas. A ferramenta oferece ainda uma função que permite o compartilhamento da análise desses resultados em um telão, o que pode ser muito útil nas reuniões com a equipe de marketing.

Há uma versão premium do Cyfe, mas as funcionalidades mais importantes estão disponíveis também na versão gratuita.

3. Quintly

O Quintly é famoso não apenas por permitir uma análise detalhada nas redes sociais, como também permite que você compare os resultados de sua empresa com seus concorrentes para otimizar sua performance investindo nas ações com melhores resultados.

Essas funcionalidades podem ser encontradas na versão gratuita, que permite a inclusão de até 3 redes sociais para análise.

Saiba como utilizar os resultados obtidos para calcular o ROI nas redes sociais

Todas as ferramentas que apresentamos ajudam você a construir um painel geral da influência que sua empresa tem nas redes sociais com o investimento realizado. A partir daí, você precisa analisar se o retorno investido trouxe o tipo de conversão desejado e mesmo se esse retorno levou a um impacto positivo das vendas do seu produto ou serviço.

É importante lembrar que o ROI nas redes sociais não considera apenas os números obtidos nesse quesito. Você deve considerar também todos os gastos realizados para a construção e implementação das estratégias de marketing nas redes sociais.

Entenda a importância de procurar uma agência especializada

As ferramentas que nós apresentamos acima são bastante eficientes, mas pode ser que a rotina do seu negócio acabe comprometendo o acompanhamento dos resultados.

A solução é contratar uma agência especializada em marketing digital. Afinal elas têm a expertise e visão analítica necessárias para calcular o ROI de marketing, mensurar e otimizar os resultados das ações do seu negócio nas redes sociais. Além disso, contam com um atendimento personalizado que leva em consideração todas as especificidades do seu negócio.

Nosso time de especialistas em marketing digital tem a solução perfeita para você e sua empresa. Entre em contato e conheça nossos projetos!


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