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planejamento marketing político

5 ações importantes no Planejamento do Marketing Político.

Como tudo no marketing, o Marketing Político precisa de diretrizes, de um norte, de um guia, para que todas as ações sejam enfileiradas de forma coerente e sendo sempre monitoradas e corrigidas para execução plena das intenções do agente em seu mandato. Precisamos então de um planejamento.

Ações a serem tomadas.

Visão 360 graus: o analista responsável pelo marketing político deve estar atento em todas as direções sobre tudo o que estiver acontecendo no mundo e sobre tudo o que possivelmente possa atingir ou influenciar no âmbito geográfico de alcance do poder político do agente.

O cidadão: o agente público deve visar todos os anseios de seus eleitores, agora cidadãos, seus desejos, suas necessidades. Tudo o que foi dialogado, exposto e colocado nas relações do candidato com os seus potenciais eleitores deve ser olhado com carinho. Deve-se disponibilizar todas as informações que visem subsidiar o cidadão para a concretização das ações administrativas.

A comunicação: faça o seu plano de comunicação fragmentado por nicho, segmente para cada tema demandado, para cada grupo demandante, para cada tipo de situação. Esse planejamento, o da comunicação, talvez seja um dos mais importante por que muitas vezes são produzidos “ruídos” ou confusões no que se refere ao assunto tratado, derrubando todo um trabalho de relacionamento construído. Muito cuidado!

A Coerência: faça um planejamento de ações administrativas coerentes com o que a comunicação transmite, de acordo com os anseios do cidadão, de acordo com as necessidades dos grupos que o apoiam. As partes não podem, cada uma seguir direções que se desconectem.

O Registro: utilize uma plataforma universal de registro das ações administrativas, de forma que todos possam encontrar naquele lugar, de preferência digital, tudo o que for necessário para que as partes andem sincronizadamente e de forma paralela, conjunta.

 A Interação: os canais de comunicação com os cidadãos são múltiplos, por isso não tem como achar que seja dificil ou impossível conhecer o cidadão. Crie comunidades focais, pesquisas qualitativas e quantitativas, netnografia e até mesmo através de um bate-papo informal.

*netnografia: analisa o comportamento de indivíduos e grupos sociais na Internet e as dinâmicas desses grupos nos ambientes on-line e off-line.


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