Blog: Mundo marketing digital

Inbound, Branding, Métricas, Bi, Negócios, Tecnologia, Publicidade, Conteúdo, Social, Comportamento e Tendências no Marketing Digital

5 perfis de empreendedores que você precisa conhecer

Empreender não é fácil. Além das responsabilidades do dia a dia, há diversas outras funções que tornam a rotina agitada e, muitas vezes, estressante. Gerenciar a equipe, aumentar a produtividade, fechar parcerias, melhorar o ROI etc.

Mas você sabia que existem diversos perfis de empreendedores? Isso significa que não há exatamente alguém que “nasceu para isso”, como afirma o popular jargão.

Neste artigo, você saberá quais são os principais deles. E, quem sabe, reconhecer-se em uma das descrições. Ficou curioso? Então continue a leitura!

1. Empreendedor inovador

O empreendedor inovador foca na novidade. Ele tem um instinto moderno, quer trazer algo inédito para o mercado e, acima de tudo, fazer diferente.

Ele está sempre em busca de informações. Navega em diversos sites, inscreve-se em newsletter e conversa com pessoas de todos os segmentos profissionais. Sempre em busca de mais conhecimento e insights para introduzir no próprio negócio.

Steve Jobs se encaixa nesse perfil. Algumas de suas ideias revolucionaram os hábitos de consumo de maneira permanente, sendo até hoje considerado um gênio do mundo corporativo.

2. Empreendedor oportunista

A principal característica de um empreendedor oportunista é a intuição. Ele tem um tato único para reconhecer o melhor momento para investir em uma proposta ou recusar uma oferta.

Esse perfil baseia-se nas próprias ideias para conduzir o negócio, calcula cada passo a ser dado e confia nas próprias decisões. Sempre atento, observa o mercado com passividade antes de fazer uma investida.

Um bom exemplo é Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil. Calculista, é conhecido pelo investimento em startups que se tornam marcas poderosas.

3. Empreendedor eclético

Esse é o típico empreendedor abusado (no bom sentido, é claro). Ele não tem medo dos riscos cujos ganhos podem ser compensatórios. Graças a isso, comete vários erros, mas acerta ainda mais.

Ele está sempre com os olhos e ouvidos atentos. Sabe ler e escutar o que é dito. É um ótimo negociador e coloca os interesses da empresa em primeiro lugar, levando em conta a sua liberdade para agir.

Um bom exemplo é o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que destacou-se na atmosfera digital por sua ousadia.

4. Empreendedor determinado

Esse perfil de empreendedor é um dos mais valorizados no mercado. Eles podem construir impérios a partir das cinzas. Erguem suas próprias empresas do zero e não medem esforços para manter as contas em dia.

O empreendedor determinado é convicto. Nada é impossível. Se há algo que o incomoda, ele repara. Se há uma oportunidade, verifica. Se há uma dificuldade, ele supera. E não se importa de perder algumas horas de sono para alcançar seus objetivos. 

Silvio Santos é um exemplo de perseverança. De camelô a dono de um dos maiores canais de televisão do país, o apresentador sempre mostrou a que veio nos negócios.

5. Empreendedor social

Preocupado com questões ambientais e sociais, o empreendedor social tem um objetivo acima do lucro: ele quer mudar o mundo.

Muito comum entre os jovens (ou pessoas de mente aberta), preocupa-se com o bem-estar da equipe, as pessoas que o rodeiam. Além disso, quer fazer do planeta um lugar melhor para se viver. Essa é sua principal engrenagem.

Larry Page, criador do Google, é reconhecidamente um empreendedor social. Além da atmosfera agradável criada para os colaboradores, ele preocupa-se com questões como economia de energia e desenvolvimento sustentável.

E então, gostou de saber os principais perfis de empreendedores existentes? Então agora saiba também como fazer um plano de negócios para a sua empresa!


Aprenda sobre marketing digital

Inscreva-se e receba ebooks, artigos, dicas e outros materiais para melhorar o marketing digital de sua empresa.