Blog: Mundo marketing digital

Inbound, Branding, Métricas, Bi, Negócios, Tecnologia, Publicidade, Conteúdo, Social, Comportamento e Tendências no Marketing Digital

Afinal, qual é o papel de um Digital Influencer no meu negócio?

Você sabe o que é um Digital Influencer? Se a sua resposta foi negativa, saiba que você está perdendo uma excelente oportunidade de divulgação da sua clínica. Os influenciadores digitais são extremamente úteis para quem deseja visibilidade, pois eles divulgam estabelecimentos, marcas e produtos nas redes sociais, influenciando milhares de pessoas através de interação e engajamento.

Ficou interessado no assunto? Nesse post nós explicaremos o que é um influenciador digital, como é possível divulgar seu estabelecimento e como escolher a melhor pessoa para protagonizar suas campanhas. Boa leitura!

O que são os influenciadores?

Eles são, basicamente, pessoas formadoras de opinião que influenciam os internautas a partir das redes sociais. Como a maior parte deles possui canais voltados para assuntos específicos, a possibilidade de você conseguir divulgar seus serviços e produtos de maneira interessante é muito alta.

Um estudo realizado pela Forbes mostra que 92% dos usuários confiava mais em campanhas realizadas por influenciadores digitais do que pelos tradicionais artistas. Além disso, eles podem gerar 16 vezes mais engajamentos.

Embora, inicialmente, eles tenham começado no Youtube, com o crescimento de outras mídias como o Instagram e Twitter, podemos dizer que os influencers estão espalhados pelas redes sociais. Que tal descobrir as possibilidades que você tem para divulgar seu consultório com essa estratégia?

Possibilidades de divulgação

Encontrar as melhores formas de divulgação exige que você conheça seu público-alvo para saber quais são as maiores necessidades e problemas dos usuários. Após isso, peça ajuda ao Digital Influencer para que ele, com a sua criatividade, sugira formas que possam influenciar positivamente os usuários em relação à sua marca e melhorar os resultados.

Normalmente, a divulgação é feita em forma de anúncio patrocinado com valores combinados previamente entre as partes, de acordo com o número de seguidores ou de visualizações que cada mídia possui. Alguns exemplos são:

  • vídeos (youtubers);
  • imagens e posts (Instagram, Facebook, entre outros);
  • textos em geral (blogs);
  • participação em eventos;
  • palestras.

Provavelmente, a forma mais importante de promover sua marca é realizar campanhas em que seus produtos e serviços sejam retratados de maneira natural, de forma que os seguidores do influenciador não vejam a postagem como uma mera propaganda — é o que chamamos de marketing oculto. Dessa maneira, propagar sua marca pelas redes sociais acontecerá espontaneamente.

A importância de escolher o influenciador certo

Embora seja interessante contar com um influenciador, todo cuidado é pouco na hora de efetuar a escolha. Em primeiro lugar, você deve entender que não é o Digital Influencer mais famoso que trará melhores resultados para sua marca. É necessário escolher uma pessoa que consiga conversar com os valores do estabelecimento para que a estratégia não soe como mais uma campanha publicitária comum.

Além disso, pesquise como ele se comporta no dia a dia. É um ícone de irreverência e polêmica? Caso seja, pense bem antes de contratá-lo, já que apenas algumas declarações podem fazer com que seu investimento vá por água abaixo. 

Sendo assim, a melhor forma de contratar o influenciador completo é avaliar qual possui temperamento e opiniões mais parecidas com as da sua clínica. Dessa maneira, dificilmente você terá maiores problemas com ele.

Como você pôde perceber, o Digital Influencer foi capaz de transformar a forma com que a publicidade vinha sendo feita, criando uma forma de “boca a boca digital” ao divulgar produtos e serviços. Assim, adotando esse tipo de estratégia, você alcançará mais pessoas para se engajarem com sua marca e se fidelizarem à sua clínica.

Para melhorar a estratégia de divulgação do seu consultório na internet, leia agora sobre como utilizar as redes sociais na área da saúde. Esperamos você lá!


Aprenda sobre marketing digital

Inscreva-se e receba ebooks, artigos, dicas e outros materiais para melhorar o marketing digital de sua empresa.