Blog: Mundo marketing digital

Inbound, Branding, Métricas, Bi, Negócios, Tecnologia, Publicidade, Conteúdo, Social, Comportamento e Tendências no Marketing Digital

Como a internet das coisas vai revolucionar o mercado para sempre?

Esqueça tudo que você sabe com relação a gestão de uma empresa. Independentemente do nicho em que atua, o conceito da internet das coisas é uma das grandes tendências dos últimos tempos e vai impactar os seus negócios.

Embora pareça algo futurístico, esse conceito já está impregnado no nosso cotidiano. Basicamente, consiste em um ecossistema de dispositivos conectados que “conversam” entre si para trocar dados relevantes e realizar a melhoria de processos comuns ou complexos.

Impossível não reconhecer que a internet mudou a forma de vender, concorda? Por isso, trouxemos uma lista com cinco vantagens que o sistema da internet das coisas pode trazer à sua empresa. Confira!

Formas diferentes de se relacionar com o mercado

Os benefícios adquiridos graças à internet das coisas vão muito além do ambiente interno da empresa, pois expandem os olhares para a relação com o mercado externo. Isso influencia diretamente nas decisões de stakeholders, ou seja, aqueles que se interessam pelo seu negócio.

Por isso a importância de conhecer o perfil dos seus clientes, a fim de proporcionar recursos que atendam suas demandas e, consequentemente, potencializar a autoridade da marca. A partir do momento que há uma ruptura de paradigmas, a tendência é que o trabalho seja otimizado.

Investimento melhor empregado em tecnologia

Provavelmente, você sabe que uma empresa que quer inovar parte na frente dos concorrentes, não é verdade? Sendo assim, o investimento em novas tecnologias torna-se fundamental para fazer com que haja um diferencial perceptível aos olhos dos consumidores.

Qualquer plano de negócios precisa considerar a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos, serviços, melhoria de processos de marketing ou arranjos organizacionais. A internet das coisas traz uma nova percepção da tecnologia, visto que uma rede de conexão ágil acaba minimizando possíveis erros.

Melhora na performance da empresa

No planejamento estratégico até na área operacional da empresa, a aplicação dessa ferramenta pode impactar no jeito com que é realizado o serviço. O fluxo de gestão torna-se mais equilibrado, sendo que decisões financeiras, controle de estoque, vendas de produtos, manutenção de máquinas e outros setores são melhorados com o tempo.

Se tomarmos como exemplo uma clínica médica, veremos que a maneira com que os diagnósticos e os possíveis tratamentos serão aplicados será diferenciada. Isto é, os pacientes da clínica podem ter a posse de dispositivos que monitoram seus sinais vitais e geram dados em tempo real para os médicos, melhorando o atendimento.

Locais de trabalho com mais segurança

Já pensou em uma roupa inteligente que pudesse identificar se o ambiente é propício para realizar o trabalho ou, até mesmo, proporcionar dados que possam facilitar a rotina exercida pelos funcionários? Por mais que pareça algo surreal ao melhor estilo da série Black Mirror, a internet das coisas traz essa capacidade tecnológica.

Com esse conceito bem desenvolvido nas empresas, a otimização do tempo é maior e isso pode influenciar diretamente na produtividade e na segurança dos colaboradores, afinal, a coleta de informações inerentes ao processo auxilia no trabalho. O uso de sensores, por exemplo, pode ajudar a identificar o acesso de pessoas não autorizadas.

Gerenciamento eficiente de dados

Vivemos em um mundo globalizado e as maiores tendências de mercado são advindas do bom uso dos dados. O conceito de gerenciamento de dados aliado às táticas de engajamento e estratégias de marketing pode revolucionar a maneira com que você lida com os seus clientes.

Talvez você não saiba ainda, mas é possível utilizar dispositivos que armazenam padrões de consumo das pessoas e realizar uma análise comportamental delas. Com o investimento na internet das coisas, você pode, também, identificar quais são os cenários que mais se encaixam na sua estratégia e utilizar isso ao seu favor.

Por último, é importante ressaltar que a aplicação desse conceito na sua empresa pode ser fundamental para criar uma vantagem competitiva e, naturalmente, conquistar o seu público-alvo com algo que realmente trará utilidade e acessibilidade.

Gostou dessa lista sobre as vantagens de investir na internet das coisas? Quer entender um pouco mais sobre como otimizar os seus resultados e ter relevância online? Então entre em contato com a gente para que possamos dar o suporte que precisa!


Aprenda sobre marketing digital

Inscreva-se e receba ebooks, artigos, dicas e outros materiais para melhorar o marketing digital de sua empresa.