Como aplicar as boas práticas de SEO em seu blog! - Balaio da Criação

Por Fabio Silva

Fabio Silva - Relações Publicas, Casado Pai de dois Filhos e que tem a missão de deixar esse mundo melhor. Custumer Sucess na Balaio da Criação e uma voz aqui neste canal

Publicado em 21 de agosto de 2020 | Atualizado em 21 de agosto de 2020


O sonho de toda empresa presente no mundo digital é ser achado na primeira página dos maiores buscadores do mundo. Claro que estou falando do Google! Ser reconhecido por ele faz sua marca crescer e ganhar visibilidade. Quer saber como? Então leia este artigo até o fim!

Como aplicar as boas práticas de SEO em seu blog!

Todo mundo que está começando a empreender na internet já imaginou ter seu site como um dos primeiros a ser acessado pelo Google. Isso porque ganhar notoriedade na plataforma é garantia de bons tráfegos, aumento de leads e consequentemente, mais contratos e vendas fechados.

É muita coisa boa vindo das novas práticas que a internet nos proporciona, não é mesmo? Porém, nem sempre é fácil ter esse lugar ao sol dentro da maior plataforma de buscas. Acontece que a concorrência é enorme.

A cada dia cresce o número de sites e blogs hospedados no Google e, não sei se você já reparou, mas hoje em dia para um determinado tema pesquisado, aparecem milhares de sites falando sobre o mesmo assunto, com abordagens muito parecidas. Então, como se destacar em meio a multidão?

O Google reconhece algumas boas práticas que precisam conter no seu site ou blog para que ele possa concorrer à primeira página da busca e, mais ainda, aos primeiros acessos.

O conjunto destas estratégias para alcançar um melhor posicionamento e rankeamento pelas plataformas de buscas se chama, SEOSearch Engine Optimization. Mas, como aplicar essas estratégias? Continue lendo este artigo para saber.

Entenda o que são as práticas de SEO

Para quem está familiarizado com o marketing digital com certeza já ouviu falar sobre SEO.
Nada mais é do que a otimização de sites, blogs ou páginas na web para garantir um melhor rankeamento nos mecanismos de buscas. Parece ser difícil de entender, mas não é.

São algumas regras, por assim dizer, que seus sites precisam ter para que sejam mais facilmente encontrados. Qual o benefício disso? Aplicando SEO você pode garantir o aumento de tráfego orgânico para seu site, ou seja, você não paga por publicidade, além de gerar autoridade na sua área e aumentar seus leads.

Com o aumento do tráfego orgânico para seu blog, as chances de aumentar a taxa de conversão são bem maiores do que sem aplicar as estratégias de SEO. Mas, quais são exatamente essas boas práticas? Confira as principais agora:

Otimize a URL de seus textos

Seu blog está lindo e perfeito, mas a URL de cada conteúdo é grande, complicada, cheias de traços e difícil de memorizar. Então sinto em te dizer, amigo, mas desse jeito raramente você vai ser encontrado na internet.
A maioria das plataformas de buscas aderem URL’s que são “amigáveis”: curtas, que definam o objetivo da página em questão, mas que são fáceis de entrarem na cabeça das pessoas.

Mas, cuidado! Não fique mudando a URL de seu conteúdo toda hora. Pense a forma ideal que o endereço do seu site precisa estar para ser encontrado e faça. Ficar alterando a URL traz ao site pouca confiança e perde autoridade para o Google.

Seja responsivo

Ser responsivo significa saber que você pensou em todas as formas que o seu site ou blog tem que estar, para ser acessado nos mais variados formatos. Ou seja, as adaptações feitas no design de seu site para ser acessado por celular, tablet, ipad, entre outros.

Hoje em dia, existem alguns templates prontos que já fazem essa alteração automaticamente, mas mesmo assim é preciso pensar na estrutura como:

  • nos títulos, para que não sejam grandes demais em celulares;
  • na tipografia, para ser do tamanho adequado e não precisar utilizar muito do zoom;
  • no layout do menu, algumas funções só serão permitidas de serem feitas pelo celular.

Pense nas palavras-chave

Para que seu conteúdo seja cada vez mais acessado e procurado pelo Google, você precisa encontrar a palavra-chave ideal. Encontrá-la não é tão difícil quanto parece. Ao contrário do que muita gente pensa, a palavra-chave não deve ser aquela que é mais acessada pelo Google, ela deve ser a que representa seu conteúdo de fato e a área que seu site atua.

Por exemplo, se você tem um consultório odontológico e possui um blog na internet da qual sempre traz novidades na área, pesquise as palavras-chave que vão atrair este público e insira nos conteúdos que façam sentido.

Ou seja, se seu conteúdo fala sobre procedimentos estéticos e seu site oferece os valores desses tratamentos, você pode aplicar palavras-chave como implante dentário valor ou tratamento de canal preço.

Dessa forma, você será mais facilmente encontrado pelas pessoas que buscam esses procedimentos. Entendeu?

Tenha frequência de conteúdos

Não adianta nada publicar um blog post a cada 3 meses e querer ser reconhecido na web. É aquela famosa frase de que é preciso estar sempre à vista para ser solicitado. Então, tenha uma frequência de conteúdos.

Defina um calendário de postagens e um cronograma com os temas que irá abordar em cada dia. Se você ficar sem criatividade para pautas, não se preocupe! Procure saber o que sua persona está mais pesquisando.

Voltando ao exemplo do consultório odontológico, se você descobriu que há um grande volume de buscas na palavra restauração de dente quanto custa, por que não falar sobre as formas de restauração de dente e apresentar informações de valores? Mas, lembre-se, não adianta falar mais do mesmo. Busque algum diferencial no seu serviço e os apresente nos conteúdos de seu blog.

Invista em bons títulos e bullet points

Depois de definido a frequência de postagem e tema a ser trabalhado em cada publicação, chegou a hora de escrever!

Para isso, faça conteúdos de qualidade. Não interessa sobre o tema, se o conteúdo for bom, orginal, sem plágio, fácil de entender e ler, com boa gramática, já é meio caminho andado para ser encontrado na internet.

Produzindo bons textos, você vai precisar escrever bons títulos, que sejam chamativos, atraem atenção das pessoas, mas não revela o ouro logo de primeira. Afinal, você quer prender a pessoa o máximo que conseguir no seu site, certo?

Além de escrever bons títulos, você vai precisar dividir seu conteúdo em subtítulos e bullet points. Os bullets points são marcadores de temas em formato de listas. Por exemplo, se você for fazer um conteúdo sobre clareamento dental, faça uma lista no começo do artigo com os principais tipos de clareamento existente. Isso ajuda a posicionar seu conteúdo da melhor forma.

Tenha backlinks

Os backlinks são hiperlinks no seu conteúdo que remetem ou a outro conteúdo de seu blog ou a outro site, com diferente domínio. Por que é importante fazer backlinks? Ora, você já ouviu falar de algum site famoso que ficou reconhecido sem ser citado por ninguém? Difícil né?

O Google entende que quando você é citado por outros sites, é porque você produz um bom conteúdo e isso faz com que aumente sua autoridade no seu segmento perante as plataformas de buscas. Os backlinks ajudam no posicionamento do seu site e no rankeamento dos sites envolvidos. Você só tem a ganhar com isso!

Lembre-se: antes de começar entenda seu objetivo

Agora que você já sabe quais são algumas das principais estratégias de SEO, não vai querendo aplicá-las todas de uma vez sem pensar em sua estratégia de marca primeiro.

É preciso pensar no seu objetivo (tanto geral como específico) para o seu site e blog. Podem ser vários fatores que te levaram a criar um ambiente virtual para sua empresa, como:

  • ganhar visibilidade para a marca;
  • ser reconhecido pela sua especialidade;
  • aumentar as vendas e as taxas de conversão;
  • gerar tráfegos consistentes;
  • reduzir o custo de aquisição do cliente;
  • melhorar o relacionamento com o cliente, entre outros.

Para tudo isso você precisa entender quem é a sua persona e onde ela se encontra para conseguir alcançar seu objetivo geral e específico.

Por fim, não tenha medo! Respondendo à essas questões e sabendo direcionar seu objetivo, você poderá colocar em prática os métodos de SEO capazes de transformar seu site no maior da sua área.

Conteúdo produzido por Beatriz Estima, redatora na empresa Clínica Ideal.

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