Como definir o investimento em marketing para minha clínica ? - Balaio da Criação

Por Balaio da Criação

Publicado em 5 de dezembro de 2017 | Atualizado em 16 de março de 2020


O mercado brasileiro de medicina tem crescido, o que faz com que os pacientes tenham mais opções disponíveis. Isso também faz com que as clínicas precisem dar início ou aumentar o investimento em marketing. Neste artigo, apresentamos os passos para que você saiba como investir em marketing na sua clínica. Acompanhe!

O mercado brasileiro de medicina tem crescido, o que faz com que os pacientes tenham mais opções disponíveis. Isso também faz com que as clínicas precisem dar início ou aumentar o investimento em marketing.

Neste artigo, apresentamos os passos para que você saiba como investir em marketing na sua clínica. Acompanhe!

Como dar início ao investimento em marketing?

O primeiro passo é planejar quais ações devem ser feitas e, para isso, é necessário considerar os seguintes pontos:

Objetivos de negócio

Quais são os objetivos que a sua clínica precisa atingir? Faça uma lista e coloque tanto os quantitativos (ou seja, os mensuráveis) quanto os qualitativos (isto é, aqueles que não se pode mensurar).

Por exemplo: “ser a maior referência local (objetivo qualitativo) e dobrar o faturamento (objetivo quantitativo)”.

Marketing tradicional e marketing digital

Após ter traçado os objetivos que são a base do seu planejamento de marketing, é a vez de definir quais estratégias de marketing tradicional e digital deverão ser usadas.

Ações tradicionais como panfletos e envio de mala-direta são válidas, porém é necessário que a sua clínica também faça marketing digital, pois o custo é mais econômico e as ações são mensuráveis, razão pela qual esse tipo de investimento vem aumentando nos últimos anos.

Principais táticas do marketing digital

Como o marketing digital é muito amplo, listamos as principais táticas, que são mais usadas por empresas em geral e que sua clínica não pode ficar de fora:

  • Google Adwords: anúncios pagos que aparecem nos resultados de busca do Google;
  • SEO: refere-se a deixar o site da clínica visível de forma orgânica nos buscadores;
  • Marketing de Conteúdo: produzir conteúdos em um blog é outra forma de fazer com que a clínica seja encontrada pelo público-alvo;
  • E-mail Marketing: pelo envio de e-mails, é possível criar um relacionamento maior com o seu público e aumentar a conversão deles em pacientes;
  • Redes Sociais: para ter um engajamento ainda maior com o público é fundamental estar presente nas redes Sociais em que ele se encontra.

Qual é o orçamento para o investimento em marketing?

Em via de regra, empresas B2C costumam investir 10% do seu faturamento em marketing. Ou seja, se a sua clínica fatura R$ 30 mil por mês, R$ 3 mil devem ser voltados ao total das suas ações de marketing.

Porém, tenha em mente que o investimento não precisa ser sempre um reflexo direto do valor faturado, pois há situações em que um investimento maior deve ser feito com antecipação.

Por exemplo: imaginemos que você vá abrir uma clínica. Evidentemente, ela começará com um faturamento baixo, mas o valor investido em marketing precisa ser maior para chamar a atenção do público e, consequentemente, atrair mais pacientes.

Portanto, o último passo para implantar o marketing na sua clínica é matemático, ao analisar a viabilidade financeira de começar a ação que atenda o seu objetivo e esteja dentro do orçamento.

Seguindo as orientações deste artigo, você poderá fazer um investimento em marketing bem sucedido na sua clínica. E por falar nisso, confira também nosso artigo sobre como ser um empreendedor de sucesso na área de saúde.

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