Blog: Mundo marketing digital

Inbound, Branding, Métricas, Bi, Negócios, Tecnologia, Publicidade, Conteúdo, Social, Comportamento e Tendências no Marketing Digital

Como fidelizar pacientes em um consultório?

É inegável que existem cada vez mais concorrentes no mercado. Na área da saúde, não é diferente. Quantas opções de serviços iguais ou semelhantes aos que você oferece os seus pacientes podem encontrar caso procurem alternativas? É preciso que você aprenda a se relacionar da melhor forma possível com os seus pacientes e, claro, reforçar o seu diferencial competitivo para não perder a relevância.

Por isso, é preciso que você descubra estratégias sobre fidelizar pacientes no consultório para conseguir transformar o seu negócio em um grande sucesso.

Separamos algumas das estratégias mais comuns e vamos ajudar a transformar o seu consultório. Vamos lá?

Humanização do atendimento

O primeiro passo para fidelizar os pacientes da sua clínica é investir na humanização do atendimento. É preciso treinar a sua equipe para que todos sigam a mesma linha de comportamento e consigam passar para os pacientes a imagem que o seu consultório quer transmitir.

Quanto mais cuidadoso, atencioso e otimista for o atendimento, melhor!

Investimento em um bom CRM

O investimento em um bom CRM (Customer Relationship Management) também é interessante.

O CRM  auxilia na organização e centralização das informações sobre os seus pacientes em um só lugar, ajudando a entender como eles se comportam, quais foram os tratamentos realizados até o momento, datas das consultas e os próximos passos.

Essas informações podem e devem ser utilizadas na hora de trabalhar o relacionamento com o cliente.

Investimento em relacionamento com o cliente

O relacionamento com os pacientes também é fundamental para melhorar a fidelização e aumentar o retorno no seu consultório.

Ele pode ser realizado utilizando as informações coletadas no CRM. Um exemplo de utilização desses dados é nos cuidados pós-consulta dos pacientes. Você saberá o histórico de cada um, os tratamentos realizados e o que precisa ser feito a seguir.

Com essas informações, é possível otimizar um processo de envio de dicas de cuidado com a saúde e lembretes das próximas consultas, tratamentos ou até mesmo de medicamentos que precisam ser tomados.

Para automatizar esses processos, é preciso utilizar uma ferramenta de automação. Assim, a sua equipe interna não terá que investir muito tempo nessas ações.

Presença nas redes sociais

Outra forma interessante de trabalhar a fidelização dos pacientes no consultório é estar presente nas redes sociais. As redes ajudam a manter um relacionamento próximo com esses pacientes e é onde eles poderão tirar dúvidas sobre a sua clínica e os seus tratamentos.

É preciso ter uma pessoa focada para responder a essas perguntas e levar as melhores soluções por meio das redes sociais.

Entender como fidelizar pacientes é se preocupar com o relacionamento do seu consultório com os clientes. Entenda quais são as maiores necessidades dessas pessoas e como você pode transformar a experiência delas em algo positivo e notável.

A personalização do atendimento e os cuidados com os pacientes é que serão o diferencial da sua clínica!

Gostou do nosso conteúdo e quer continuar aprendendo sobre marketing e como fidelizar pacientes? Então, confira o nosso artigo sobre por que investir em marketing digital e depois nos conte o que achou!


Aprenda sobre marketing digital

Inscreva-se e receba ebooks, artigos, dicas e outros materiais para melhorar o marketing digital de sua empresa.