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Como utilizar as redes sociais na área da saúde?

O comportamento do consumidor em busca de profissionais da saúde vive uma grande mudança com as novidades tecnológicas e com a internet. São muitas as facilidades para encontrar um profissional qualificado, próximo do local desejado.

Porém, os sites e aplicativos que disponibilizam esse tipo de serviço podem se tornar inimigos em caso de más avaliações ou de falta de informações. Sendo assim, é cada vez mais importante estar atento ao que as pessoas estão falando sobre você e sobre sua clínica na internet.

E é sobre isso que vamos falar neste post, sobre como utilizar as redes sociais a seu favor, seja para se antecipar a uma crise ou para se destacar perante a concorrência. Vamos lá? Continue a leitura!

Qual rede social devo usar?

Essa é a primeira pergunta a ser respondida, pois cada uma delas possui um perfil de uso diferente. Se você quer um contato intenso com os internautas, com respostas em tempo real, uma das recomendações é o Twitter.

Caso a sua clínica possua trabalhos estéticos e que possam ser divulgados com imagens conforme orientações do CFM, o Instagram pode ser uma boa opção. Agora, se você quer aliar imagens, engajamento com clientes e grande alcance, o ideal é utilizar o Facebook.

Lembre-se de que é necessário tempo de dedicação para cada uma delas, especialmente para as que exigem respostas rápidas àqueles que lhe seguem.

Quais as vantagens de estar em uma rede social?

Vamos listar agora os principais benefícios que você pode ter com uma rede social bem estruturada. Acompanhe:

Interação com pacientes

O ambiente de uma clínica normalmente é mais formal, ao contrário das redes sociais. Lá o tom das mensagens pode ser mais leve e trazer informações de forma mais atrativa aos seguidores.

Isso pode levar as pessoas a interagirem mais com o seu consultório a qualquer horário do dia, buscando mais formas de conhecer o seu trabalho e de entender seus procedimentos.

Agendamento de consultas

Essa é uma função bastante relevante e diferenciada se você possui alguém que possa interagir em tempo real com seus pacientes, seja uma secretária ou alguém que trabalhe especificamente com redes sociais.

Com uma agenda virtual, você pode facilmente solicitar que o atendente do seu canal online marque as consultas por ali mesmo, evitando congestionamento de telefonemas e também a frustração das pessoas com as ligações ocupadas.

Entrega de resultados

Se você marcou uma consulta pela rede social, pode muito bem informar seu paciente sobre seus resultados ou avisar que eles já estão prontos. Serviços de comodidade e conveniência em geral tendem a agregar muito valor a qualquer tipo de negócio. Aposte nisso.

Aumento da visibilidade da clínica

Todas as vantagens citadas convergem a essa, pois não deixam de ser formas de divulgar o seu negócio. Com a satisfação dos pacientes pelos serviços prestados, vem junto o boca a boca.

Em paralelo à divulgação da sua clínica na internet, eles provavelmente irão recomendá-lo em suas redes sociais ou para amigos próximos, aumentando a sua visibilidade.

Como utilizar as redes sociais dentro das regras do CFM?

Como já citamos anteriormente, fique atento às regras de publicidade do Conselho Federal de Medicina, pois algumas práticas não são permitidas aos profissionais da saúde, como:

  • usar fotos de pacientes;
  • dizer que a sua clínica é a melhor;
  • que possui resultados garantidos;
  • divulgação de preços de procedimentos ou descontos e demais ações que tenham cunho sensacionalista.

Para ter certeza que seu conteúdo está adequado, consulte o manual completo do conselho.

Ficou claro como utilizar as redes sociais pode ajudar o seu negócio? Se você gostou deste post e quer mais conteúdos de marketing digital para a área da saúde, siga-nos em nossas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no Twitter!


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