Blog: Mundo marketing digital

Inbound, Branding, Métricas, Bi, Negócios, Tecnologia, Publicidade, Conteúdo, Social, Comportamento e Tendências no Marketing Digital

Como utilizar o Instagram para promover meu consultório?

Nos dias de hoje, não existe empreendedor que já não tenha ouvido falar no uso das redes sociais como estratégia de marketing. O marketing digital vem se firmando como a principal via para criar campanhas e atrair clientes. Por isso, as redes sociais têm um papel central na divulgação de marcas e empresas, incluindo clínicas e consultórios. E entre outras redes sociais, é fundamental saber utilizar o Instagram.

No post de hoje, vamos explicar como utilizar o Instagram na estratégia de marketing da sua clínica e por que ele é hoje uma plataforma tão importante em termos de rede social. Confira!

Por que o Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no Brasil. Atualmente são cerca de 35 milhões de usuários navegando nessa plataforma, que é considerado um dos ambientes mais efetivos para ações de divulgação, pois tem disseminação e alcance maior quando comparada a outras redes sociais.

No Instagram, é possível criar uma relação mais próxima com os seus clientes e apresentar o seu consultório de maneira espontânea, ainda que igualmente bem preparada.

Essa aproximação entre consultório, seus profissionais e os seguidores é primordial para o sucesso das estratégias de marketing digital, que se concentra no fortalecimento da relação entre empresa e clientes e na oferta de bom conteúdo.

Dessa forma, o Instagram é uma ferramenta que pode ser amplamente utilizada e que, com os devidos cuidados, pode se transformar em uma engrenagem importante no planejamento de marketing do seu negócio.

Como utilizar o Instagram para divulgar o meu negócio?

O Instagram é uma rede social essencialmente visual, o que favorece a divulgação de imagens esteticamente interessantes, mas não quer dizer que nem todo segmento possa se beneficiar dos seus recursos.

Mas o conteúdo da postagem deve ser objetivo, relevante e bem produzido. E mais: a linguagem deve ser simples, já que a compreensão de conteúdos médicos varia muito entre os usuários.

Você pode usar a rede para mostrar, por exemplo, o dia a dia da sua clínica, divulgar a participação em congressos e apresentar os profissionais com quem os clientes têm mais contato. O importante é criar uma relação positiva e espontânea.

E para manter o seu perfil interessante e informativo, você também pode postar periodicamente textos curtos com dicas de saúde, notícias e opiniões sobre sua área de atendimento, alertas sobre campanhas importantes e promoções das clínicas. Nessas postagens, não esqueça de usar as famosas # (hashtags) para aumentar o alcance da publicação de acordo o tema das fotos e postagens.

É possível otimizar minhas postagens?

É claro que sim. Veja as dicas que preparamos a seguir.

Use o Instagram Stories

Esse recurso permite que você publique fotos ou vídeos de até 15 segundos, que desaparecem depois de 24 horas. Ele é muito útil para transmitir espontaneidade e para não poluir o seu perfil o visual do seu perfil com conteúdos que são um pouco menos importantes.

Separe o perfil pessoal e o profissional

Por mais que a intenção do marketing digital seja aproximar marca e clientes, não é bom misturar as estações. O perfil profissional deve também transmitir seriedade (sem exageros!) e comprometimento com a qualidade no atendimento ao cliente, além de respeitar e tratar exclusivamente das relações entre médicos, demais profissionais do consultório e pacientes.

Capriche nas imagens

Por ser uma rede social visual, é importante ter cuidado com a qualidade das fotos e vídeos. Se você puder dar algum tratamento e fazer uma boa pré-produção de imagens, sua postagem pode ter ainda mais impacto.

Interaja com os seguidores

Considerando que o Instagram é uma rede social, é preciso criar e responder a estímulos, Do contrário, seu consultório rapidamente cairá no esquecimento.

Publique apenas informações confiáveis

Isso é muito importante para manter a credibilidade da clínica e a confiança dos clientes e seguidores. Afinal, uma informação mal explicada ou equivocada pode afetar sua imagem negativamente.

E é claro que, assim como todo médico, você deve sempre seguir as orientações do Conselho Federal de Medicina sobre publicidade médica.

Agora que você já sabe como utilizar o Instagram para melhorar o marketing da sua clínica, que tal ver também o nosso post sobre como utilizar as redes sociais na área da saúde?


Aprenda sobre marketing digital

Inscreva-se e receba ebooks, artigos, dicas e outros materiais para melhorar o marketing digital de sua empresa.