Como utilizar o Instagram para promover meu consultório? - Balaio da Criação

Por Balaio da Criação

Publicado em 29 de dezembro de 2017 | Atualizado em 16 de março de 2020


Nos dias de hoje, não existe empreendedor que já não tenha ouvido falar no uso das redes sociais como estratégia de marketing. O marketing digital vem se firmando como a principal via para criar campanhas e atrair clientes. Por isso, as redes sociais têm um papel central na divulgação de

Nos dias de hoje, não existe empreendedor que já não tenha ouvido falar no uso das redes sociais como estratégia de marketing. O marketing digital vem se firmando como a principal via para criar campanhas e atrair clientes. Por isso, as redes sociais têm um papel central na divulgação de marcas e empresas, incluindo clínicas e consultórios. E entre outras redes sociais, é fundamental saber utilizar o Instagram.

No post de hoje, vamos explicar como utilizar o Instagram na estratégia de marketing da sua clínica e por que ele é hoje uma plataforma tão importante em termos de rede social. Confira!

Por que o Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no Brasil. Atualmente são cerca de 35 milhões de usuários navegando nessa plataforma, que é considerado um dos ambientes mais efetivos para ações de divulgação, pois tem disseminação e alcance maior quando comparada a outras redes sociais.

No Instagram, é possível criar uma relação mais próxima com os seus clientes e apresentar o seu consultório de maneira espontânea, ainda que igualmente bem preparada.

Essa aproximação entre consultório, seus profissionais e os seguidores é primordial para o sucesso das estratégias de marketing digital, que se concentra no fortalecimento da relação entre empresa e clientes e na oferta de bom conteúdo.

Dessa forma, o Instagram é uma ferramenta que pode ser amplamente utilizada e que, com os devidos cuidados, pode se transformar em uma engrenagem importante no planejamento de marketing do seu negócio.

Como utilizar o Instagram para divulgar o meu negócio?

O Instagram é uma rede social essencialmente visual, o que favorece a divulgação de imagens esteticamente interessantes, mas não quer dizer que nem todo segmento possa se beneficiar dos seus recursos.

Mas o conteúdo da postagem deve ser objetivo, relevante e bem produzido. E mais: a linguagem deve ser simples, já que a compreensão de conteúdos médicos varia muito entre os usuários.

Você pode usar a rede para mostrar, por exemplo, o dia a dia da sua clínica, divulgar a participação em congressos e apresentar os profissionais com quem os clientes têm mais contato. O importante é criar uma relação positiva e espontânea.

E para manter o seu perfil interessante e informativo, você também pode postar periodicamente textos curtos com dicas de saúde, notícias e opiniões sobre sua área de atendimento, alertas sobre campanhas importantes e promoções das clínicas. Nessas postagens, não esqueça de usar as famosas # (hashtags) para aumentar o alcance da publicação de acordo o tema das fotos e postagens.

É possível otimizar minhas postagens?

É claro que sim. Veja as dicas que preparamos a seguir.

Use o Instagram Stories

Esse recurso permite que você publique fotos ou vídeos de até 15 segundos, que desaparecem depois de 24 horas. Ele é muito útil para transmitir espontaneidade e para não poluir o seu perfil o visual do seu perfil com conteúdos que são um pouco menos importantes.

Separe o perfil pessoal e o profissional

Por mais que a intenção do marketing digital seja aproximar marca e clientes, não é bom misturar as estações. O perfil profissional deve também transmitir seriedade (sem exageros!) e comprometimento com a qualidade no atendimento ao cliente, além de respeitar e tratar exclusivamente das relações entre médicos, demais profissionais do consultório e pacientes.

Capriche nas imagens

Por ser uma rede social visual, é importante ter cuidado com a qualidade das fotos e vídeos. Se você puder dar algum tratamento e fazer uma boa pré-produção de imagens, sua postagem pode ter ainda mais impacto.

Interaja com os seguidores

Considerando que o Instagram é uma rede social, é preciso criar e responder a estímulos, Do contrário, seu consultório rapidamente cairá no esquecimento.

Publique apenas informações confiáveis

Isso é muito importante para manter a credibilidade da clínica e a confiança dos clientes e seguidores. Afinal, uma informação mal explicada ou equivocada pode afetar sua imagem negativamente.

E é claro que, assim como todo médico, você deve sempre seguir as orientações do Conselho Federal de Medicina sobre publicidade médica.

Agora que você já sabe como utilizar o Instagram para melhorar o marketing da sua clínica, que tal ver também o nosso post sobre como utilizar as redes sociais na área da saúde?

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