Blog: Mundo marketing digital

Inbound, Branding, Métricas, Bi, Negócios, Tecnologia, Publicidade, Conteúdo, Social, Comportamento e Tendências no Marketing Digital

Conheça os impactos da transformação digital para as empresas

O impacto na sociedade da difusão tecnológica reflete na mudança de comportamento dos consumidores, sendo um dos fatores alcançados pela transformação digital. Eles tornaram-se mais ativos no processo de compra, não consumindo apenas produtos, mas também informações.

Do outro lado, temos as empresas que precisaram se adaptar a esse novo cenário ao alterarem suas formas de produção, seu relacionamento com os colaboradores e seu diálogo com os clientes.

Vamos ver, neste artigo, como as companhias estão lidando com essa transformação digital. Continue a leitura!

O conceito de transformação digital

É a utilização da tecnologia na reestruturação da empresa para potencializar os negócios — é se reinventar digitalmente para acompanhar as mudanças. Essas tecnologias permitem otimizar os processos internos e ganhar produtividade, além de estreitarem o relacionamento com o cliente.

A transformação digital exige investimentos em infraestrutura (softwares, equipamentos), planejamento estratégico e uma equipe especializada para conduzir as mudanças. Vários segmentos da sociedade, como o de saúde, têm aderido à transformação digital em suas ações estratégicas.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Delloite aponta que 90% das empresas pesquisadas amadurecem digitalmente porque integraram a estratégia digital à estrutura corporativa.

Os impactos nas empresas

As empresas que não se adaptarem a transformação digital correm o risco de cair na obsolescência e perder espaço no ambiente mercadológico. Para garantir a competitividade, as organizações precisam tornar-se digitais. Confira algumas dicas de como fazer isso:

  • integração entre as plataformas digitais;
  • produção de conteúdo;
  • automatização do marketing;
  • exploração do Big Data;
  • criação de sistemas de relacionamento.

As principais mudanças e os desafios gerados pela transformação digital dentro das empresas são:

  • nova cultura organizacional;
  • nova gestão;
  • novo modelo de negócios;
  • novo processo operacional;
  • novos cargos e funções.

Toda e qualquer mudança impacta profundamente a organização. Por isso, antes de realizá-la, planeje-se e envolva todos os colaboradores para que as resistências às modificações sejam minimizadas.

O marketing e a transformação digital

Não é possível pensarmos em transformação digital sem pensarmos em marketing digital, pois essa é a área responsável pela comunicação entre empresa e sociedade no mundo virtual. A Internet tem proporcionado muitas oportunidades empreendedoras, devido ao seu alcance e ao poder de interação social. As ferramentas online permitem:

  • identificar o público visitante;
  • conhecer as preferências dos clientes;
  • atrair atenção por meio de conteúdo criativo e útil;
  • divulgar sua marca.

As plataformas de mídias e redes sociais transformaram-se em meios de transmitir e compartilhar pensamentos, opiniões e comportamentos. O ambiente virtual é uma oportunidade de atrair seus clientes para sua loja física.

A concepção de transformação digital vai além da área de marketing, envolvendo outros setores, principalmente a TI. O marketing fornece ferramentas que contribuem para que essa mudança ocorra.

Os benefícios da transformação digital

Confira os principais benefícios obtidos com a implantação de tecnologias que garantem sua transformação digital:

Otimização de processos internos

Acontece por meio da automatização dos processos que serão simplificados, reduzindo custos e gastos desnecessários, eliminando desperdícios de tempo e recursos e permitindo encontrar gargalos e erros para correção. Isso tudo garante a eficiência que refletirá nos resultados financeiros.

Satisfação e produtividade dos colaboradores

A transformação digital também beneficia os colaboradores, gerando a criação de novos cargos, dando oportunidades para novas experiências. A otimização dos processos facilita as rotinas de trabalho, aumentando a satisfação e a produtividade.

Engajamento e fidelização dos clientes

As mudanças nos processos agilizam o atendimento ao cliente e permitem a obtenção de informações mais precisas. Com isso, é possível oferecer soluções adequadas às suas necessidades, no ambiente online ou offline. Esses fatores produzirão um aumento na satisfação do consumidor e, assim, a interação entre ele e a empresa e sua fidelização.

Já deu para perceber que não há como ficar de fora, não é? A transformação digital é uma realidade na qual as empresas precisam estar inseridas. E aí, o que você tem feito para garantir que seu negócio não fique para trás?

Sua transformação digital pode começar com a presença nas redes sociais de maior impacto, como Facebook, e na automatização de processos, como o prontuário médico eletrônico. Invista em marketing digital e tecnologia continuamente para garantir sua visibilidade perante os concorrentes.

Agora, compartilhe este post em suas redes sociais e divida com seus amigos as novidades da transformação digital!

Print Friendly, PDF & Email

Aprenda sobre marketing digital

Inscreva-se e receba ebooks, artigos, dicas e outros materiais para melhorar o marketing digital de sua empresa.