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Descubra o que é marketing local e como aplicá-lo à sua empresa

Conforme a tecnologia evolui, também se transformam os mecanismos usados para impactar o público com campanhas de marketing. Hoje em dia, é possível basear-se em critérios estratégicos para atingir as pessoas certas. Essa é a premissa do marketing local.

Você já pensou em direcionar sua publicidade apenas para quem mora perto do seu estabelecimento ou até mesmo está passando por perto dele? Trata-se de uma das possibilidades envolvidas no marketing local e pode trazer excelentes resultados para você.

Essa técnica é possível graças à adoção em massa dos smartphones, cuja maioria tem um GPS embutido. Isso permite identificar os perfis de potenciais clientes e qualificá-los baseando-se na localização.

Achou a ideia interessante? Então confira a seguir algumas iniciativas para implementar o marketing local em sua empresa:

Invista na segmentação certa

Exibir a sua publicidade para pessoas que estão no local certo é a premissa básica desse tipo de estratégia. Para ser bem sucedido, você precisa ter em mente os seus objetivos e as características do seu público-alvo. Será que é mais vantajoso atingir quem está passando pelas imediações do seu estabelecimento ou quem mora perto dele? Escolha o tipo de segmentação que mais faça sentido para o seu caso.

Crie conteúdo relevante

Não basta ter os recursos certos para impactar o público local com a sua campanha. Você também precisa fornecer conteúdo de qualidade, de forma que se interessem pela sua oferta e realmente queiram aproveitá-la. Leve em consideração o perfil dessas pessoas, suas motivações e necessidades. O lugar é apenas um dos critérios decisivos para sua estratégia.

Priorize clientes mais estratégicos

Impactar as pessoas certas é o ponto mais importante de um plano de marketing local. Por mais que seja tentador querer atingir um grande volume de audiência, é muito mais eficaz se concentrar em uma fatia menor e mais estratégica. Para isso, leve em conta o quanto você sabe a respeito do perfil do seu público-alvo e desenhe uma estratégia de segmentação focada nele.

Use ferramentas inteligentes

Você não pode e nem deve tentar fazer tudo sozinho quando se trata de marketing local. Existem diversas ferramentas de qualidade que ajudam nesse trabalho. Por exemplo: sistemas de publicidade programática como o Google AdWords permitem exibir seus anúncios para quem faz pesquisas no buscador a partir de certos locais. Sem esse recurso, fica impossível acertar.

Analise seus resultados de geomarketing

O marketing local somente será positivo para a sua empresa se você acompanhar suas métricas de desempenho. Assim, será possível entender de que forma o seu público está reagindo ao seu conteúdo e encontrar novas formas de melhorar cada vez mais. As ideias iniciais de uma campanha podem ser aprimoradas ao se basear nos seus resultados.

O marketing local pode trazer uma série de benefícios para os seus objetivos. Trata-se de uma maneira inovadora de aproveitar a tecnologia como aliada para levar o seu conteúdo para as pessoas certas. Não dispense esse recurso, já que ele poderá ser decisivo para ultrapassar seus concorrentes e impactar cada vez mais potenciais clientes.

Aprenda mais sobre todo o potencial que o marketing local pode trazer para a sua empresa. Veja no blog os motivos para usar o Google Meu Negócio para clínicas e consultórios.


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