Blog: Mundo marketing digital

Inbound, Branding, Métricas, Bi, Negócios, Tecnologia, Publicidade, Conteúdo, Social, Comportamento e Tendências no Marketing Digital

Empreendedorismo na área da saúde: entenda como ter sucesso!

O empreendedorismo na área da saúde não é algo muito comum. Mas é fácil entender o motivo, já que os profissionais do ramo passam um longo período se dedicando ao desenvolvimento de competências técnicas. Não é o caso de criticar ou justificar tal situação, mas considerar que é essa a realidade a que estão submetidos.

O objetivo deste texto é demonstrar como a dedicação ao desenvolvimento das habilidades empreendedoras pode contribuir para os sucessos financeiro e profissional. Por isso, ao ler este artigo, você dará um importante passo nesse sentido.

A definição de empreendedorismo

O empreendedorismo está diretamente ligado à realização de uma tarefa. Quando aplicamos o termo a uma atividade empresarial, englobamos um conjunto de ações que geram riqueza, ou seja, produzem um resultado superior a um investimento inicial. Como consequência, aumenta-se o patrimônio, gera-se empregos e proporciona-se um benefício social que, na área da saúde, implica na melhora da qualidade de vida e saúde do público atendido.

Essa é uma tarefa que pode ser aprendida, pois se revela como um conjunto de hábitos necessários à realização do que se pretende fazer. Por analogia, podemos compará-la a um diagnóstico médico, sendo que a diferença está no fato de que o empreendedor não procura identificar uma patologia, mas um problema cotidiano que possa ser solucionado com um produto ou serviço.

A nova forma de empreender

A boa notícia é que a forma de empreender e fazer marketing está mudando. Hoje, questões como responsabilidade social e sustentabilidade têm sido valorizadas, favorecendo, assim, uma postura empreendedora que não se choque com os pressupostos éticos da medicina.

Ações mais agressivas de marketing são cada vez menos efetivas e, por isso, vêm dando lugar a uma postura mais alinhada aos hábitos dos clientes. Isso significa que, no lugar de desenvolver uma estratégia focada em gerar uma necessidade, o que se busca é atender uma demanda existente, resolvendo o problema.

Uma dessas demandas é a necessidade de informação — algo marcante na área médica. As pessoas pesquisam constantemente sobre o tema, mas nem todo material disponível é confiável. Fornecer essa informação é uma iniciativa excelente para conhecer o seu público e se aproximar dele.

As oportunidades de empreendedorismo na área da saúde

Os serviços médicos são usados como exemplo nos cursos de marketing para definir um conceito chamado de demanda negativa. Basicamente, ela ocorre quando grande parcela do mercado não gosta ou evita um produto ou serviço. De fato, a maioria das pessoas só procura um médico quando não pode mais evitar — com exceção da área de estética.

Por outro lado, elas se preocupam em garantir que terão a assistência necessária quando precisarem. No Brasil e em outros países, essa segurança não existe e, por isso, há uma grande demanda reprimida que gera oportunidades para o setor. Obviamente, isso não é motivo de comemoração, mas é uma constatação inevitável e imprescindível para entender a essência da atividade empreendedora.

Um empreendedor enxerga essa realidade como uma oportunidade e busca desenvolver um modelo para solucionar o problema. Essa é uma atitude muito mais proativa do que passiva. Por isso, necessariamente, não estamos mencionando o desenvolvimento de uma atividade autônoma, o propósito inovador voltado à solução de demandas da sociedade é que a base que forma o profissional empreendedor.

Por fim, para realizar essa missão, o empreendedorismo na área da saúde exige o desenvolvimento de várias outras competências, como o controle financeiro, a habilidade de comunicação, a liderança e a capacidade de planejamento. Isso não significa que precise alcançar o máximo de todas elas, pois profissionais com diferentes capacidades, reunidos em torno de um propósito, aumentam as chances de sucesso, ou seja, ninguém precisa empreender sozinho.

Gostou das informações e deseja se desenvolver como empreendedor? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros assuntos como este!


Aprenda sobre marketing digital

Inscreva-se e receba ebooks, artigos, dicas e outros materiais para melhorar o marketing digital de sua empresa.