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Entenda como utilizar o funil de vendas para gerar mais leads

Para gerar mais leads com o marketing é preciso conhecer o funil de vendas, que é uma ferramenta de marketing cujo propósito é auxiliar a empresa a direcionar os visitantes à conversão.

Esse processo pode ocorrer por meio da definição de etapas que englobam os estágios da jornada de compra e do uso de incentivos que levam o visitante à próxima etapa. O funil, geralmente, é dividido em três etapas: topo, meio e fundo.

A seguir vamos explicar o básico sobre o que é esse funil, quais são suas etapas e objetivos e como é possível utilizar o topo dele para gerar mais leads. Confira!

Etapas do funil de vendas

O topo representa a etapa na qual a pessoa ainda não está em busca de um determinado produto ou serviço. Para esse público, a empresa deve produzir conteúdo que desperte o interesse e chame a atenção — para levá-los a descobrir uma necessidade que sua empresa pode suprir. O objetivo nessa etapa é gerar tráfego nas suas páginas para atrair um maior número de possíveis clientes. Ou seja, gerar mais leads.

O meio do funil representa o estágio seguinte onde o visitante já reconhece sua demanda ou necessidade e consulta o conteúdo produzido para pesquisar e se informar melhor sobre possíveis soluções. Ao formar uma opinião mais sólida sobre a melhor solução, esse lead avança para a última etapa do funil.

O fundo é a etapa na qual o lead avalia as opções e decide qual a melhor solução para o seu problema particular. O processo tem fim quando o lead se converte em cliente, efetua a compra e avalia o serviço prestado.

Maneiras de utilizar o topo do funil para gerar mais leads

Por mais que o foco dessa etapa seja aumentar o tráfego nas páginas da empresa, o topo do funil pode ser fundamental para aumentar e qualificar os leads gerados. Tenha em mente que é nessa parte que acontecem os primeiros contatos dos visitantes com a empresa e conquistá-los garante mais leads para o fundo do funil.

Existem algumas práticas e tipos de conteúdo para o topo do funil que cumprem esse papel com maior eficiência. Confira algumas delas.

Realize testes

Produzir testes que informem e divirtam os visitantes é essencial. Nesse estágio, o visitante ainda está formando a consciência do seu problema e o entretenimento é uma forma leve e descontraída de criar essa consciência.

Otimize o contato entre os leads e seu negócio

Outra prática para potencializar os resultados do topo do funil é aumentar e otimizar os pontos de contato dos leads com a empresa. Usar ferramentas de captura de leads como scrollbox, exit intent e call to action pode parecer invasivo, mas elas ajudam a melhorar as taxas de conversão.

Foque na interação

Como para as estratégias de marketing digital a interação é a chave para a atração, a conversão e fidelização de clientes, ter múltiplos canais de comunicação e interação com os leads ajuda a manter o público interessado.

Segmente os seus leads

Por fim, ter formas de segmentar e qualificar os leads de acordo com sua etapa de transição leva a um melhor aproveitamento da taxa de conversão e, com essa tática, é possível garantir mais vendas.

Diferença entre visitantes e leads

Lembre-se de que nem todo visitante das suas páginas é um lead — eles podem acessar uma página e nunca mais voltar a ter contato com a empresa. Leads se comportam de forma diferente, pois estão ali atrás de informações qualificadas e passam mais tempo acessando as páginas à procura dessas informações.

Dessa forma, é mais importante identificar os leads do que apenas calcular o número de visitantes. Afinal, são os leads que interessam, pois eles têm o potencial de se tornar clientes e gerar lucro para a empresa. Logo, identificá-los é importante para qualificá-los e fazer com que eles avancem na jornada de compra.

Se você quer mais detalhes sobre como as técnicas e estratégias do marketing digital podem te ajudar a gerar mais leads, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores para tirar todas as suas dúvidas!


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