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Estratégia de Marketing: a importância de conhecer o perfil dos seus clientes

Se encontrar e manter novos clientes tem sido um desafio para você, saiba que esse não é um problema enfrentado apenas pelas clínicas e consultórios. Todos os setores do mercado sentiram os efeitos da crise em 2017. Porém, grande parte dos negócios que se mantiveram antenados às tendências do mercado tiveram outra sorte, muitos deles graças à adoção de uma estratégia de marketing eficiente.

As estratégias mais modernas se beneficiam da possibilidade de conhecer a fundo o perfil dos clientes para saber exatamente para quem e como apresentar seus serviços.

Hoje, vamos mostrar as vantagens de investir em uma boa estratégia de marketing com foco nos clientes e como ela vai ajudar seu negócio a conquistar e fidelizar mais clientes. Acompanhe!

A inteligência competitiva

Uma das formas de se conhecer melhor o perfil do cliente para melhorar a estratégia de marketing é usando os métodos da inteligência competitiva.

Entender a lógica da inteligência competitiva não é muito complicado. Basicamente, é uma maneira de obter informações relevantes sobre o comportamento de clientes, concorrentes e do seu segmento de mercado como um todo.

Conhecer de forma profunda os clientes e pesquisar tendências e possíveis cenários ajuda na hora de tomar decisões importantes de curto ou longo prazo.

As informações sobre cliente coletadas por meio da inteligência competitiva vão dizer em qual público investir, o que esse público gosta de comprar e como ele espera ser atendido. E as informações sobre os concorrentes podem ser muito úteis servindo de exemplo para o que se deve ou não fazer.

Ter posse de todas essas informações cria um diferencial frente aos outros concorrentes do mesmo segmento. Na medida em que você estará em uma posição de onde se enxerga melhor as direções apontadas pelas tendências de mercado, fica mais fácil prever o que é ou não um bom investimento.

O perfil dos clientes

Uma estratégia de marketing atualizada, quando bem planejada, pode significar um novo momento para o seu negócio. Contudo, para que isso aconteça o mais importante é conhecer profundamente o perfil dos seus clientes.

Imagine aquele paciente que você conhece há anos. Você com certeza sabe como ele gosta de ser atendido e ele se sente bem nas consultas com você. Se ele sai satisfeito da consulta é muito provável que ele fale bem do serviço prestado e chegue a indicar você para outras pessoas.

É esse o relacionamento a se buscar com todos os clientes. Mas para alcançar esse nível de fidelização você precisa conhecer as necessidades deles. O importante no final das contas é que um cliente fiel, além de divulgar o seu negócio, será uma fonte segura sobre a qualidade do serviço para saber quais são as mudanças mais urgentes a se fazer.

Outra vantagem direta de se conhecer o perfil dos clientes é descobrir onde procurar por mais clientes potenciais. Assim, você vai economizar dinheiro com publicidade mal direcionada.

Ou seja, entender bem o seus clientes vai ser de grande ajuda na hora de definir uma estratégia de marketing assertiva e focada na fidelização dos clientes atuais e em atrair novos clientes.

Nos tempos competitivos em que vivemos, prestar um serviço personalizado faz muita diferença, e com certeza é um esforço que compensa financeiramente. Afinal, contar com um grupo de clientes fiéis é uma boa forma de assegurar a estabilidade dos negócios, especialmente quando estamos em crise.

Uma boa estratégia de marketing pode ajudar muito nos negócios e muitas pessoas ainda não conhecem os benefícios que ela pode trazer. Então, compartilhe o artigo nas suas redes sociais e mostre aos seus colegas!


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