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Já ouviu falar sobre o poder do marketing regionalizado?

Os avanços da era digital modificaram por completo a maneira das marcas se comunicarem com o público, buscando, antes de uma venda, um engajamento que possa gerar identificação mútua.

Para o consumidor, tem sido forte o desejo de saber o que pensam as marcas, como se posicionam no mercado e em relação a acontecimentos marcantes, as ideias que transmitem, valores defendidos e principalmente, como tudo isso é passado ao público.

Diante do contexto citado, já cai por terra o poder da transmissão generalizada oferecida pelos veículos tradicionais e entra como protagonista a comunicação personalizada e direta presente na internet e atualmente uma das estratégias mais poderosas do marketing: o marketing regionalizado!

O que é marketing regionalizado?

Costumeiramente, as definições sobre ‘o que é marketing’ giram em torno de: ‘’promover um produto’’ ou ‘’vender uma ideia’’ e elas não estão totalmente erradas, mas, vão além disso e o marketing regionalizado é a prova viva.

Com a missão de atingir regiões específicas, como o próprio nome sugere, o marketing regionalizado representa a transformação da comunicação e de como é preciso ser flexível e ter sensibilidade para conseguir se conectar com o público hoje.

Toda a estratégia usada no processo de regionalização fundamenta-se em associar uma marca à figura de linguagem do lugar, salientando os valores e códigos éticos respeitados por lá e antes de tudo, demonstrado grande apreço pela cultura.

O marketing regionalizado se mostra altruísta, pois ultrapassa a barreira da mera divulgação ou da imposição presente no mercado e busca se identificar com quem será o receptor daquela mensagem.

Benefícios do marketing regionalizado

Experimento e teste são as principais engrenagens que movem o marketing, e com a regionalização não é diferente. Mesmo que seja uma estratégia baseada em cautela e assertividade, quando bem executada é incrivelmente vantajosa.

Alguns dos benefícios são:

  • Expansão da marca;
  • Fortalecimento da imagem;
  • Renovação da identidade;
  • Aproximação com um novo público;
  • Descobrimento de um novo mercado.

Cuidados ao investir em marketing regionalizado

Não à toa cautela foi mencionada juntamente das vantagens, exatamente pelo sucesso do marketing regionalizado ser uma linha tênue com o fracasso.

Atingir a massa é seguramente mais fácil que ‘conversar’ com determinada região, pois a comunicação generalizada já é utilizada desde 1920, logo já se tem uma base sobre o que funciona ou não. Essa é a razão que torna os comerciais de TV todos iguais, por exemplo.

Experimentar no marketing regionalizado é importante, mas precisão é a palavra-chave e o erro pode sair caro!

Antes de direcionar a campanha a um local específico, deve ser feito um estudo profundo levantando informações sobre: moradores, classe social dominante, condições geográficas, cultura local, símbolos, hábitos, valores, crenças, eventos da cidade e linguagem para que o êxito seja alcançável, caso contrário, a chance de dar certo se torna impossível.

Marketing regionalizado não é simples, pergunta para a Nokia

Em 2017, a consagrada empresa finlandesa Nokia, resolveu fazer o lançamento de seus mais novos modelos intitulados Lumia 800 e 710, na Espanha.

Até aí tudo bem, os celulares pareciam ser bons, a marca já era consolidada, porém seu setor de marketing não se atentou muito à linguagem da região. Um exemplo do que NÃO fazer!

De acordo com o dicionário da língua espanhola, a palavra lumia significa ‘prostituta’. Logo, a opinião pública tratou de apedrejar a Nokia e a campanha obviamente não teve êxito na terra do flamenco.

A Nokia se retratou em nota alegando que a palavra lumia se referia a ‘lumen’ do latim e significava luz, mas não adiantou.  

Esse é um exemplo claro das precauções a serem tomadas no momento de executar uma campanha de marketing regionalizado: conhecer perfeitamente o local. O que nada importa em um lugar, pode expressar muito em outro.

Cases de sucesso – Busca Cliente

No Brasil pouco se fala sobre marketing regionalizado, embora a diversidade brasileira necessite dele mais do que se imagina.

Sabendo disso, empresas como Busca Cliente desenvolvem tecnologias voltadas ao público regional, mais precisamente os colocando na maior vitrine do mundo: a internet.

A plataforma Busca Cliente

A tecnologia Busca Cliente tem como ofício posicionar empresas, produtos e serviços no topo dos maiores buscadores do mundo: Google, Yahoo e Bing de modo orgânico e regionalizado.

O mérito do Busca Cliente  é exatamente ocupar um nicho, explorando marketing digital e regionalizado juntos.

Estudos apontam que mais de 90% das compras atuais possuem influência da internet em algum estágio, portanto, estar bem posicionado nos buscadores significa aos negócios regionais que não possuem tanta expressão, a possibilidade de serem achados pelos consumidores das mesmas ou outras regiões.

O Busca Cliente na prática funciona da seguinte forma:

  • Usuários precisam de produtos;
  • Utilizam os buscadores a fim de achá-los;
  • A plataforma Busca Cliente destaca a empresa daquela região;
  • Essa empresa passa a ter até 95% mais acessos em seu segmento graças ao Busca Cliente.

Detalhes sobre o Busca Cliente

Regionalizar para globalizar

O efeito de regionalizar, quando positivo, tem poder para elevar o patamar de qualquer empresa ou marca porque alcança o ponto chave em uma ação de marketing atual, trazendo à tona o lado humano, o tato, e a emoção, tão admirados pelo público.

O mundo está sedento por inovações e elas não estarão presentes nas abordagens dos veículos tradicionais. Regionalizar é estar em nichos que formam identidade e ocupá-los é um dos caminhos para se sobressair.

Quer saber mais? Conheça os canais do Busca Cliente: Site, Youtube, LinkedIn, Love Mondays e Reclame Aqui.


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