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Link Building: entenda o que é e como ele pode ajudar na sua estratégia

Se você é dono do seu próprio negócio e está buscando captar mais clientes através do marketing digital, com certeza você sabe a importância que é estar bem rankeado nas pesquisas do Google. No entanto, essa é uma tarefa árdua e que requer dedicação e paciência.

Para classificar as páginas de maior relevância, o Google leva em consideração inúmeros fatores. Pesquisas especializadas sobre o tema classificam o uso correto de links como um dos fatores responsáveis pelo ranqueamento. Mas você sabe o que é link building e qual a sua importância?

Link building externo e interno

De forma resumida, link building é a prática de conseguir links vindos de outros lugares para o seus posts ou o seu site. Esses encaminhamentos podem vir de sites externos ou de matérias postadas em seu próprio blog. Vamos ver algumas diferenças:

Link building externo

São links feitos por fontes externas do seu domínio. Esse tipo de direcionamento traz mais relevância para o Google do que os links internos, pois significa que você está sendo bem falado na comunidade digital da qual faz parte.

Quanto maior for o número de sites te usando como referência e quanto mais bem posicionado no Google esses sites forem, maior será a relevância dessa prática.

Link building interno

Intuitivamente, são os links vindos de outras matérias que você mesmo escreveu. Essa ação por si só já ajuda no SEO do Google, mas a principal vantagem é que ela faz com que o seu cliente permaneça por mais tempo visitando o seu site. O tempo de permanência é outra métrica que o Google avalia e beneficia com um peso alto.

Fazer links internos traz outras vantagens diretas para o seu negócio, pois você está aumentando a probabilidade do cliente se interessar pelo seu serviço e entrar em contato.

Fatores que influenciam a qualidade de um link

Conforme citado acima, é importante que você receba links externos e que esses tenham uma alta relevância. Alguns dos quesitos levados em consideração para tal, são:

Quantidade e qualidade

A melhor situação possível é ter dezenas de páginas conceituadas referenciando o seu site, mas existe um abismo entre a realidade e esse cenário quase que utópico. Se puder escolher, é mais importante ter poucos, mas excelentes links, do que uma grande quantidade de fontes fracas falando de você.

Por isso, aproveite toda e qualquer oportunidade de fazer parceria com portais de referência em sua área, revistas digitais, empresas parceiras, etc. Use e abuse de estratégias como o co-marketing ou guest post e sempre negocie a troca de links.

Sites do mesmo nicho

Todo link externo para a sua página será bem visto pelo Google. Entretanto, referências vindas de empresas do mesmo nicho trazem melhor resultado do que as que vem de sites de fora da sua área.
Ser referenciado mais de uma vez pelo mesmo site não te prejudica em nada, pelo contrário, isso soma, no entendimento do Google.

Fuja de Black Hat

Alguns concorrentes podem tentar crescer de forma ilícita e utilizar técnicas não aprovadas para aumentar rapidamente o posicionamento no Google. Se você busca fazer um trabalho crescente e duradouro, faça-o de forma correta e ganhe relevância pelo conteúdo oferecido.

De nada adianta conseguir do dia para a noite uma posição de destaque nas pesquisas se você não oferece um serviço de qualidade e se esse posicionamento não irá durar por muito tempo.

Se você está buscando ganhar mercado através da prática do marketing digital, saiba que esse é o rumo certo. Muitas vezes este caminho será difícil, principalmente se você não tiver formação na área ou se não tiver tempo para se dedicar ao assunto. Neste caso, é recomendado que você conte com a ajuda de agências especializadas em marketing digital e traga profissionalismo para o seu negócio.

Gostou de aprender mais sobre Link Building? Ficou alguma dúvida ou quer fazer uma sugestão? Então, entre em contato conosco para compartilhar um pouco de suas dores e descobrir como podemos ajudá-lo!


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