Blog: Mundo marketing digital

Inbound, Branding, Métricas, Bi, Negócios, Tecnologia, Publicidade, Conteúdo, Social, Comportamento e Tendências no Marketing Digital
marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo: conceitos.

Conceito.

O conceito de Marketing de Conteúdo talvez seja o mais difundido, por se tratar de uma trécnica de marketing, tradicional e moderna, bastante utilizada desde sempre. O Marketing de Conteúdo trata da produção e compartilhamento de conteúdo, de forma tradicional (off-line) ou digital (on-line), com o objetivo de motivar o consumidor a ter interesse por pordutos e serviços do seu negócio, através da difusão de todo o tipo de informação sobre os mesmos.

De que forma acontece o Marketing de Conteúdo.

O desenvolvimento do marketing de conteúdo é constante. É muito ampla as formas de produção de conteúdo, desde a forma tradicional até as mais modernas técnicas. São, seguramente, mais de 120 formas de uso de conteúdo para atingir o consumidor. O alcance é inimaginável, já que pode-se produzir conteúdo e utilizar as mais deiversas plataformas físicas ou abstratas, tradicionais ou digitais, para suportar esse conteúdo e fazê-lo chegar às “mãos” dos consumidores.

As plataformas passíveis de uso.

As plataformas físicas que podemos utilizar para difundir conteúdo podem ser: papel, metal, plástico, pano, couro, etc. Enfim, todo e qualquer material possível de poder receber a impressão do conteúdo em qualquer linguagem de comunicação (letrás, símbolos, melodias, sinais, etc). As plataformas abstratas ou digitais são também bastante abrangentes, como: web, arquivos digitais (melodias, imagens, textos) ou sensações (choque, pressão, etc).

Os formatos possíveis.

Da mesma forma do Marketing Digital, as possibilidades são a própria imaginação, podenso ser: Anúncios de TV / rádio, Telemarketing / cold-calling, Marketing de email, Feiras, Publicidade em jornais, Comunicados de imprensa, Mala direta (brochuras, cartões postais, catálogos), Websites, blogs e mídias sociais (que podem ser considerados de entrada ou saída) ou Marketing de marca (boletins informativos, chaveiros, canetas, até pen drives). Além de todas essas possibilidades temos os formatos em:

Texto: posts, e-book, relatórios, reviews, resumos, etc.

Áudio: podcasts, músicas, áudio books, vocalização de textos (posts, por exemplo), etc.

Vídeo: vídeos, filmes, animações, video apresentações, etc.

Imagem: ilustrações, fotos, colagens, cliparts, desenhos, infográficos, diagrama, organogramas, etc.

Print Friendly, PDF & Email

Aprenda sobre marketing digital

Inscreva-se e receba ebooks, artigos, dicas e outros materiais para melhorar o marketing digital de sua empresa.