Blog: Mundo marketing digital

Inbound, Branding, Métricas, Bi, Negócios, Tecnologia, Publicidade, Conteúdo, Social, Comportamento e Tendências no Marketing Digital

Marketing digital e indústrias: saiba como os dois trabalham juntos

 

O marketing digital consiste em técnicas e estratégias realizadas na internet, com o objetivo de alcançar novos clientes e iniciar bons relacionamentos com eles. Essa ação busca desenvolver uma identidade online para a sua marca.

Nas indústrias, a internet permite um espaço com diversas possibilidades de negócios. O setor industrial integra o mercado B2B (business to business), que se refere a todas as transações realizadas entre empresas, seja para um produto ou serviço.

Em relação ao marketing digital, de acordo com a AdWeek, mais de um terço dos diretores de marketing acredita que os meios digitais serão responsáveis por 75% do investimento com marketing nos próximos anos.

Pensando nessa tendência as indústrias devem se manter atualizadas sempre! Considerando essa necessidade preparamos este conteúdo com algumas dicas e explicações sobre os resultados que as indústrias devem buscar online. Confira!

Quais os impactos do marketing industrial? 

Tendo em mente que o setor industrial trabalha com o público B2B, ou seja, os negócios entre empresas, essa não é uma situação em que a indústria apenas divulga sua marca e espera por novos clientes.

ois diferente dos negócios B2C (business to consumer), em que as empresas lidam diretamente com pessoas, nas transações entre empresas ambos são especialistas no assunto e procuram fazer um bom negócio com aquela transação.

Com bom negócio entende-se que não falamos apenas sobre sedução por meio de uma boa campanha de marketing!  É importante que haja uma comunicação segmentada, e essa segmentação exige uma especialização.

Com isso é possível construir toda a estratégia de divulgação voltada para um único público-alvo, sendo mais assertiva.

Por ser realizada na internet a divulgação pode ser baseada em uma persona (perfil de cliente ideal para a sua empresa), e todas as ações de marketing devem ser voltadas especificamente a ela. 

Decida o meio de divulgação mais eficiente

As empresas que buscam um alcance maior devem trabalhar com certas ferramentas e plataformas. Desde um comerciante de adesivos e etiquetas personalizadas para carros até um  serviço de blindagem de carros, os meios digitais podem ser usados.  

Para isso, os canais de divulgação são grandes impulsionadores para as organizações, e os mais adequados têm a capacidade de trazer um número maior de leads (potenciais clientes qualificados).

Entre os canais de divulgação mais eficientes estão os sites, blogs, redes sociais e emails, e cada um tem uma linguagem específica. 

De modo geral, o site funciona como um cartão de visitas, e por isso deve conter as informações dos objetivos da sua empresa. Já os blogs são plataformas que possibilitam a postagem de conteúdos educativos para seus leads.

 

As redes sociais integram o grupo de maior expressão no que diz respeito à divulgação online, e por meio delas é possível engajar os seus potenciais clientes de forma leve e descontraída, com publicações divertidas como fotos e vídeos curtos.

Por fim, os emails são tão importantes quanto os outros canais! Isso porque com eles é possível alcançar um outro tipo de público, menos ativo em redes sociais e que passa menos tempo pesquisando as coisas que deseja.

Impulsione a imagem da sua indústria

Como vimos ao longo deste conteúdo, o marketing digital é bom para todos os tipos de negócio, e quando inserido no setor industrial é o responsável por impulsionar a imagem do seu negócio e conseguir mais clientes. 

Se considerarmos os impactos e possibilidades gerados pelo marketing digital às indústrias, é possível estabelecer uma comunicação mais assertiva, pois um público especializado no assunto demanda uma linguagem mais técnica.

As melhores formas de atrair potenciais clientes é utilizar os melhores canais de divulgação. Aqui falamos sobre os sites, blogs, redes sociais e e-mails, que fazem parte dos mais eficientes da atualidade. 

Com isso sua indústria aumenta sua notoriedade por meio da internet e melhorar as vendas, fechando mais negócios e aumentando os lucros da sua indústria.


Aprenda sobre marketing digital

Inscreva-se e receba ebooks, artigos, dicas e outros materiais para melhorar o marketing digital de sua empresa.