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Marketing local: SEO e Google Meu Negócio para clínicas e consultórios

Um estudo feito pela agência americana Chitika mostrou que os primeiros 4 resultados na busca do Google recebem 75% dos cliques — e 91% dos sites acessados ficam na primeira página de pesquisa. Agora, como se destacar em meio a tanta concorrência? A resposta está no marketing local. 

Clínicas e consultórios médicos possuem uma atuação geograficamente delimitada. Sendo assim, os esforços de marketing devem ser concentrados localmente — e neste ponto o SEO e Google Meu Negócio se configuram como grandes aliados. 

Quer saber como essas ferramentas podem ajudá-lo? Então acompanhe o texto a seguir!

O que é o SEO e como usá-lo para o seu negócio

SEO (em inglês, Seach Engine Optmization) pode ser definido como um conjunto de técnicas empregadas para otimização de um site frente aos mecanismos de busca. 

São diversos fatores que entrem na equação do Google para definir as páginas mais relevantes para uma pesquisa local. Abaixo, vamos focar nos principais.  

Google Meu Negócio 

Se a sua clínica ainda não tem uma conta no Google Meu Negócio, provavelmente você está perdendo diversas oportunidades. Essa ferramenta gratuita permite que as pessoas encontrem informações da sua empresa quando realizam buscas no Google e também no Google Maps, já que os recursos são sincronizados. 

Experimente escrever no Google “restaurantes perto de mim” e veja como ele lista alguns empreendimentos com endereços e distância da sua localização atual. Usualmente também é exibido um mapa com marcações pertinentes aos termos procurados. 

Ainda dentro do meu negócio, é possível definir informações como horário de funcionamento, site oficial, fotos do local, serviços oferecidos e mais. Fazer marketing local na internet necessariamente leva à criação de um perfil eficiente no Meu Negócio. 

Endereço bem estruturado dentro do site

É importante que o endereço da sua clínica ou consultório esteja presente no seu site. É preciso atentar-se ao fato que essa informação precisa estar em forma de texto, possibilitando a leitura dos buscadores. 

Indo para o campo um pouco mais técnico, deve-se também otimizar algumas tags de HTML com a inclusão do endereço, aumentando a relevância e enfase local. 

Perfil em redes sociais 

Além de aparecer nos resultados de pesquisa, os perfis empresariais nas redes sociais também têm influência no ranqueamento do Google. Não é preciso estar presente em todas; basta escolher as que mais combinam com o seu negócio. Lembre-se de cadastrar o endereço do seu consultório e interagir com seu público. 

Página otimizada para dispositivos móveis 

Desde 2015, o Google vem valorizando páginas responsivas — aquelas que se adaptam ao tipo de plataforma — em relação aos sites que não funcionam propriamente em celulares e tablets. Essa dica é valida não só para o marketing local, mas para qualquer tipo de negócio que queira atuar na web dentro dos padrões indicados

O SEO é um processo que toma um certo tempo para se alcançar resultados. Todavia, pequenas modificações já podem trazer benefícios nas primeiras semanas, como é o caso da criação ou aprimoramento do perfil da sua clínica ou consultório no Google Meu Negócio. 

Agora que você aprendeu como melhorar o marketing local do seu empreendimento, curta nossa página no Facebook para não perder conteúdos como este. 


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