Marketing Político: conceito. - Balaio da Criação

Por João Kzam

MINI CURRICULUM: João Kzam é Tecnólogo em Processamento de dados. Estudioso e escritor de dois livros sobre ferramentas web de produtividade e de busca, como Google e Duckduckgo, o que lhe valeu a alcunha de #osenhordabusca, dado por uma de suas admiradoras. Está produzindo atualmente mais 10 livros. Possui uma jornada de palestras em Brasília já há 14 anos e neste período se percebeu em intensa produção de conteúdo digital em multiformatos o que lhe conduziu a uma formação MBA em Jornalismo Digital Estácio. É servidor público federal há 16 anos e um atuante técnico de suporte na Presidência da República. Produtor de conteúdo digital e podcast maker.

Publicado em 9 de agosto de 2018 | Atualizado em 7 de agosto de 2018


Conceito. O Marketing Político é mais um ramo da ciência do marketing e é uma atividade de marketing muito conhecida como propaganda política. Dentre todos os ramos da comunicação de marketing é o que é voltado para a construção da imagem e autoridade política de um agente público que exerce

Conceito.

O Marketing Político é mais um ramo da ciência do marketing e é uma atividade de marketing muito conhecida como propaganda política. Dentre todos os ramos da comunicação de marketing é o que é voltado para a construção da imagem e autoridade política de um agente público que exerce cargo eletivo. Portanto, o agente já participou de um pleito e foi eleito. É uma atividade que deve acompanhar sempre o político no seu dia-a-dia, pois é aplicada no decorrer da atividade pública, permanentemente. Tudo ocorre em torno de um projeto, organização ou agente público.

O marketing político, a priori, nada mais é do que a adoção de técnicas e procedimentos de marketing com um único propósito: desenhar o agente público como o ideal na visão do cidadão, ao maior númeor possível. Isso promoverá a aproximação que pode ser seguida por uma permanente exposição de dados e informações diferenciais que o mostram com um excelente desempenho, mas tudo isso só sustentável por realizações de fato.

Outra visão do mesmo.

Há uma visão de ação em tempo reduzido do Marketing Político que acontece quando estamos no período eleitoral Essas atividades diárias são potencializadas e se intensificam e tomam o nome de Marketing Eleitoral. É a mesma atividade que se faz no dia-a-dia a um longo prazo, mas voltadas especificamente para atender ao pleito. Caracteriza-se por ser bastante intenso, de curto prazo e de resultados reais.

O marketing do dia-a-dia do agente público.

O Marketing Político é como um plano estratégico permanente para promover a aproximação do político com o cidadão. Através do marketing político é que os agentes da administração pública revelam suas ações, seus projetos, suas atividades. E o mais importante é o de poder deixar registrado, para uma futura argumentação eleitoral, todas as ações de governo. Isso provocará uma melhor interação do agente público com a comunidade e o cidadão comum. Seja com o indivíduo, o grupo ao qual pertence, à uma classe profissional, à uma congregação religiosa, enfim, a todos os cidadãos.

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