Blog: Mundo marketing digital

Inbound, Branding, Métricas, Bi, Negócios, Tecnologia, Publicidade, Conteúdo, Social, Comportamento e Tendências no Marketing Digital
marketing

Marketing: usos e conceitos da palavra.

Conceito.

O conceito da palavra MARKETING vai depender do contexto utilizado, como vemos alguns casos aqui:

Como substantivo que retrata a área de vendas, tem o significado de entrega de mercadoria mediante troca por uma soma em moeda corrente estipulada anteriormente à comercialização.

Quando visto pelo conceito da visão empresarial, trata-se dos processos das empresas envolvidas na promoção, venda e distribuição de um produto ou serviço.

Mesmo não sendo um uso popular, mas ao tratarmos no uso da pessoa comum, trata-se de fazer Marketing semanal no supermercado; fazer compras.

 

Conceitos Externos.

O Business Dictionary possui uma abordagem bastante interessante do conceito da palavra.

Existem tipos de Marketing, como já abordamos em outro conteúdo interno, mas nossa finalidade aqui foi expor o conceito isolado da palavra.

Curiosa a etmologia da palavra na Wikipédia em inglês, onde segundo os etimologistas, o termo apareceu pela primeira vez em dicionários no século XVI, quando se referia ao processo de compra e venda em um mercado.

A definição contemporânea como um processo de mover bens do produtor para o consumidor com ênfase em vendas e publicidade apareceu pela primeira vez em dicionários em 1897.

O termo é uma derivação da palavra latina Mercatus, que significa mercado ou comerciante.

 

Marketing: ontem, hoje e amanhã.

Do tradicional ao digital, o conceito tem sido ampliado, a diversidade tem sido bastante dinâmica, o uso tem se intensificado, nas suas mais diversas formas de expressão.

É uma área de trabalho em constante reformulação nas suas diversas atividades, inclusive por estar sendo fundamentada em sua maior parte, no conceito agregado pelas redes sociais.

Precisamos estar em constante evolução e preparo para enfrentar novas formas de abordagem e inserção de mercados nunca antes imagináveis.

Precisamos permanecer em constante aquisição e melhoria de habilidades de vendas e comercialização de produtos e serviços, convergindo tudo para o meio digital, o principal meio, onde tudo acontece.

Pensar em Marketing  envolve entender as expectativas e hábitos do seu potencial cliente para aparecer onde ele está presente. Significa conhecer as ferramentas que você tem à disposição no meio digital e utilizá-las a seu favor com a melhor abordagem possível.

Algumas delas podem alavancar a sua visibilidade e oferecer um ótimo canal de comunicação com a audiência. Publicar conteúdo em um blog consegue consolidar a sua empresa como uma autoridade em sua área. Cada canal de Marketing tem o potencial de agregar ainda mais valor ao seu negócio.


Aprenda sobre marketing digital

Inscreva-se e receba ebooks, artigos, dicas e outros materiais para melhorar o marketing digital de sua empresa.