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Mídias sociais para pequenos negócios: 5 estratégias fundamentais

A sua empresa tem muito a ganhar ao implementar uma estratégia robusta de marketing digital. Trata-se de um meio capaz de nivelar o terreno da sua concorrência e colocar sua marca em uma disputa de igual para igual com os grandes. Para isso, você precisa pensar em uma boa estratégia de mídias sociais para pequenos negócios.

Essas plataformas mudaram a forma como as empresas dialogam com seus públicos, utilizando a força do seu próprio conteúdo para engajar a audiência e aproximá-la de seus produtos e serviços. Isso somente é possível ao implementar uma estratégia de qualidade, que consiga aproveitar essas ferramentas a favor dos seus objetivos.

Não basta estar presente no Facebook e publicar alguns posts todos os dias chamando para a sua página de produto. É necessário adotar uma estratégia eficaz para trabalhar com esse tipo de plataforma, já que o público está exposto a bastante concorrência e se torna cada vez mais exigente.

Veja a seguir 5 estratégias fundamentais de mídias sociais para pequenos negócios:

1. Conheça o seu público

O que determina uma boa atuação em mídias sociais para pequenos negócios é acertar na abordagem em relação ao perfil do seu público. Então, você precisa estar por dentro das características e motivações dessas pessoas para ser capaz de criar um material que gere identificação nele. Procure saber quais as principais necessidades da sua audiência e de que maneira o seu conteúdo pode ajudar nisso.

2. Use as mídias sociais certas

Hoje em dia, existem diversas opções de plataformas diferentes para explorar. Isso não significa que você tenha que inserir a sua empresa em todas elas. Em vez disso, utilize o que você aprendeu sobre o perfil do seu público no item anterior para entender quais mídias sociais ele está acostumado a usar. A sua marca somente precisa estar presente nos espaços onde a sua audiência está.

3. Interaja com seu público

As redes sociais são, acima de tudo, mecanismos de interação entre as pessoas. Uma parte bem importante da estratégia de mídias sociais para pequenos negócios envolve dedicar tempo a responder comentários e mensagens enviadas por seus seguidores. Aí podem estar contidas dúvidas, sugestões, reclamações ou elogios que precisam ser considerados por você. Adote um tom compatível com o perfil desse público e nunca ignore sua audiência.

4. Crie anúncios inteligentes

A maioria das mídias sociais da atualidade conta com mecanismos de publicidade bastante poderosos, capazes de impactar segmentos altamente específicos do seu público e entregar resultados de qualidade. Por exemplo, o Facebook possui o Facebook Ads, que consegue aumentar consideravelmente o alcance dos seus posts. Experimente todas as possibilidades até chegar àquela que traz retornos superiores a você.

5. Aprenda com seus números

Ao trabalhar com mídias sociais para pequenos negócios, você precisa estar sempre por dentro dos seus resultados. Somente assim poderá saber quais iniciativas deram certo e as que precisam ser revistas. Felizmente, as próprias plataformas contam com seções focadas em métricas, em que você pode acompanhar os indicadores de performance das suas publicações e conferir a evolução da sua audiência. Baseie-se nesses dados para acertar cada vez mais no futuro.

Implementar uma estratégia de mídias sociais para pequenos negócios é uma ótima forma de aumentar o seu potencial de competitividade ao aproveitar a força dessas plataformas a favor do seu negócio. Ao investir em uma abordagem de qualidade e saber como evoluir a partir dos seus resultados, a sua marca conseguirá alcançar cada vez mais alcance e visibilidade para as suas ações. Experimente e comprove os benefícios dessa ideia!

Para você, qual o maior apelo de trabalhar com mídias sociais para pequenos negócios? Conte para a gente nos comentários.


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