[Minuto B] - 20 ferramentas e redes sociais: o que aconteceu a cada minuto na Internet em 2020? - Balaio da Criação

Por João Kzam

João Kzam, #osenhordabusca, facilitador, palestrante, comunicador, jornalista digital, conteudista, content maker, podcast maker da Balaio da Criação e uma das vozes do Minuto B do PodAí da Balaio.

Publicado em 15 de outubro de 2020 | Atualizado em 16 de outubro de 2020


20 ferramentas e redes sociais: o que aconteceu a cada minuto na Internet em 2020?  Neste ano de 2020, uma quantidade insondável de atividade digital está ocorrendo a todo momento. Esta explosão contínua na atividade é a produção agregada de 4,5 bilhões de usuários da Internet hoje, um número

20 ferramentas e redes sociais: o que aconteceu a cada minuto na Internet em 2020?

Neste ano de 2020, uma quantidade insondável de atividade digital está ocorrendo a todo momento. Esta explosão contínua na atividade é a produção agregada de 4,5 bilhões de usuários da Internet hoje, um número que deve aumentar ainda mais nos próximos anos.

Desde 2012 a DOMO, uma empresa que oferece serviços de nuvem, ajuda a capturar o que acontece a cada minuto na era da internet hiperconectada de hoje, e é na verdade a deste ano a oitava edição produzida.

O que podemos aprender com a evolução do que acontece em um minuto de internet?

Como os tempos mudaram

Ao longo de sua história relativamente curta, a Internet tem sido um catalisador para o surgimento e o fim de novas empresas e plataformas.

Ao observar quais marcas apareceram neste estudo nos anos anteriores, podemos mapear aproximadamente a proeminência de certos segmentos de tecnologia, bem como observar as marcas com maior poder de permanência.

As demonstrações nos mostram que plataformas como Tumblr, Flickr e Foursquare se mostraram promissoras, mas acabaram sendo omitidas dos estudos à medida que perdiam relevância.

Enquanto isso, empresas de tecnologia como Facebook, Amazon e Google tiveram um impressionante poder de permanência, evoluindo para se tornar algumas das maiores empresas do mundo. No processo, eles alcançaram titãs mais antigos como Apple e Microsoft no topo da cadeia alimentar.

A nova “nova coisa”

Não é de surpreender que grande parte do cenário da Internet pareça diferente em 2020. Aqui estão alguns dos principais pontos digitais de hoje.

Transferências de dinheiro

Quase $ 240.000 em transações ocorrem no Venmo por minuto. Isso serviu de catalisador para a controladora PayPal, que evoluiu com sucesso junto com as tendências de fintech. As ações do PayPal agora são negociadas em níveis quase históricos.

E-Commerce

Mesmo antes de COVID-19 resultar em lojas fechadas e aumento de pedidos online, o e-commerce era uma indústria em expansão. Agora estima-se que $ 1 milhão seja gasto por minuto online. A Amazon envia surpreendentes 6.659 pacotes a cada minuto para atender a essa demanda.

Ferramentas de colaboração

Em um ambiente de trabalho predominantemente remoto, ferramentas como Zoom e Microsoft Teams hospedam 208.333 e 52.083 usuários a cada minuto, respectivamente. Particularmente na era da pandemia, parece que essa tendência veio para ficar.

Rotatividade Acelerada

O mundo acelerado em que vivemos significa que muitas empresas não mantêm uma vantagem competitiva por tanto tempo. As empresas de mídia social diminuíram, conforme foi observado, e isso se reflete de forma semelhante na vida média de uma empresa S&P 500, empresa de consultoria financeira.

Espera-se que o mandato de uma empresa típica no S&P 500 diminua rapidamente nos próximos anos:

1964: 33 anos
2016: 24 anos
2027: 12 anos

As empresas estão reduzindo de 15 a 20 anos essas altas, com estimativas de novas quedas. Essa métrica simboliza a rápida evolução do cenário de negócios.

O que vem a seguir

Parece fácil esquecer que a humanidade ainda está no início de sua evolução quando se trata da internet. Mas, neste curto período, sua ascensão à proeminência e a ampla digitalização do mundo nos deixaram com uma linha do tempo muito agitada.

Se a última década serve de ponto de referência, pode-se esperar mais e mais competição entre as empresas de tecnologia. Afinal, a recompensa – vencer na economia digital de hoje – colhe um valor muito maior.

Todos os sinais apontam para o avanço da atividade na Internet a patamares ainda maiores, se não por causa do 5G e seus avanços associados, então talvez devido ao aumento constante de pessoas obtendo acesso à Internet.

Sou João Kzam, voz do podcast PodAí e do Minuto B da Balaio da Criação, a sua agência de publicidade.

E por falar na Balaio, venha tomar um cafezinho conosco no nosso ambiente, venha, vá em balaiodacriacao.com.br e participe conosco dessa evolução que estamos vivendo.

Print Friendly, PDF & Email

Posts relacionados