Minuto B - Em tempos de Coronavírus garanta produtividade em modo home office - Balaio da Criação

Por Thallita Essi

Jornalista, redatora e social media. Apaixonada por fotografia, livros e podcast.

Publicado em 26 de março de 2020 | Atualizado em 28 de abril de 2020


Em tempos de Coronavírus como garantir a produtividade em modo home office? Nos últimos dias tudo virou de ponta-cabeça, os nossos planejamentos foram drasticamente alterados, todos os encontros vetados e até o trabalho e as reuniões assumiram um novo formato. E hoje estamos aqui para falar sobre como trabalhar de

Em tempos de Coronavírus como garantir a produtividade em modo home office?

Nos últimos dias tudo virou de ponta-cabeça, os nossos planejamentos foram drasticamente alterados, todos os encontros vetados e até o trabalho e as reuniões assumiram um novo formato. E hoje estamos aqui para falar sobre como trabalhar de casa, fazer aquele famoso home office, e não perder a produtividade.

A grande dificuldade para a maioria de nós é separar a parte profissional da pessoal. Estabelecer a organização e ter o momento certo de começar e terminar o trabalho. Para ajudar a definir tais coisas, temos alguns macetes e dicas práticas que aplicamos em nossa equipe.

Primeiro ponto: horário.

Respeite o horário de trabalho. Pode parecer besteira, mas a primeira coisa para tornar o home office efetivo é ter horário para começar e terminar, como você já fazia no seu dia a dia. Acorde no horário de costume, tome banho, tome seu café e se tiver um tempinho até o horário de trabalho determinado aproveite para um alongamento ou mesmo uma leitura.

Segundo ponto: espaço.

Determine um espaço organizado e confortável, com mesa e cadeira para você. Ah lembrando… precisa ser longe da cama para você não cair naquela conversa de quem vai esticar o corpo só um pouquinho kkkkk.

Terceiro ponto: vestimentas.

Tire o pijama. Por mais legal e confortável que ele seja, a verdade é que ele é um dos maiores sabotadores da sua produtividade. Substitua-o por uma roupa confortável, mas que deixe claro para o seu cérebro que você está no modo trabalho.

Quarto ponto: planejamento.

Planeje o seu dia de trabalho em uma agenda ou aplicativo online, faça reuniões em grupo para que assim esteja comprometido e focado nos horários de maior preguiça, como depois do almoço.

Quinto ponto: rotina.

Tenha rotinas de trabalho. Isso vale tanto para os horários, quanto para as pausas de almoço e lanche e para o comprometimento de concluir as tarefas diárias. Quanto mais da sua rotina você incluir nesse formato de trabalho menos vai sofrer para se adaptar.

Depois desses cinco pilares, vamos de fato falar sobre ferramentas que fazemos uso na nossa rotina e que podem ser facilmente adaptadas e utilizadas para você e sua equipe.

Ferramentas Digitais.

Entre as ferramentas para planejar o trabalho, listar tarefas, estabelecer prioridades e democratizar o trabalho em equipe temos: o Asana, o Trello, o Bitrix24 e o Slack. Recomendamos que planeje as atividades semanais logo no primeiro dia da semana e siga essa organização durante os dias, ajustando o for necessário. Estabeleça metas semanais e diárias de trabalho e se o seu trabalho permitir esse tipo de planejamento, trace metas, pois essa é uma ótima forma de acompanhar o seu rendimento e toda equipe.

Lembre-se de manter o espaço em sua mesa bem organizado, pois isso contribui significativamente para manter o foco. Indicamos também a técnica de cronômetro para manter o foco. Crie blocos de trabalho determinados pelo tempo, por exemplo, 30, 40 minutos ou 1 hora e faça pausas para se alongar, responder aos chamados de telefone ou para se hidratar.

E para aqueles que precisam de ferramentas para reuniões, além das de gestão, temos também opções para fazer videochamadas, como: o Google Meets, ou Hangouts do Google, o Zoom, o Microsoft Teams e o Jitsi, que é uma ferramenta open source.

Vale destacar que as videochamadas também contribuem para os momentos de pausa e relaxamento. O atual momento é delicado e exige não perder o contato com as pessoas, mesmo que virtual ele pode ajudar muito no trabalho e nas amizades. Isso contribuirá também para lembrar a você que seu time continua unido, mesmo estando cada um em um lugar.

Nos primeiros dias pode ser mais difícil, mas logo, logo você pega a prática.

Eu sou Thallita Essi da Balaio da Criação e este foi o Minuto B.

Print Friendly, PDF & Email

Posts relacionados