Minuto B - Empreendedorismo as vantagens e as 10 (vantagens) - Balaio da Criação

Por João Kzam

João Kzam, #osenhordabusca, facilitador, palestrante, comunicador, jornalista digital, conteudista, content maker, podcast maker da Balaio da Criação e uma das vozes do Minuto B do PodAí da Balaio.

Publicado em 9 de janeiro de 2020 | Atualizado em 18 de março de 2020


A origem da palavra vem de meados do século XVII na Europa, para ser mais específico na França, e quer dizer que é aquela pessoa que assume risco e começa algo novo, que propõe fazer algo diferente ou usar os meios que têm em mãos e aplicar novas ideias para

A origem da palavra vem de meados do século XVII na Europa, para ser mais específico na França, e quer dizer que é aquela pessoa que assume risco e começa algo novo, que propõe fazer algo diferente ou usar os meios que têm em mãos e aplicar novas ideias para realizar um projeto.

Por aqui temos uma definição bem clássica do que é empreendedorismo: é disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, com alterações que envolvem inovação e riscos.

O empreendedorismo é intrínseco da natureza humana, ele pode surgir logo na inocência da infância. Você já viu alguém mais ousado que uma criança com seus sonhos? Pois bem, uma de suas características está ligada a correr riscos, fazer algo inovador, vender ideias e conhecer melhor um produto ou serviço e a forma de encantar os possíveis clientes da área na qual o empreendedor pretende atuar.

Os benefícios são grandes, mas as cobranças idem, o lado não muito glamoroso do empreendedorismo mostra sua face dura em aspectos como:
Burocracia para abrir uma empresa no Brasil
Desamparo quanto a alguns direitos sociais
Altíssimos riscos decorrentes de instabilidade financeira
Responsabilidade total pela empresa
O chefe é o seu cliente
Dificuldades com a gestão do negócio.

Ao optar por empreender ao invés de realizar os sonhos de outras pessoas, você pode realizar os seus próprios sonhos. Tem uma frase do Ricardo Jordão do Bizrevolution que diz assim: “Eu prefiro trabalhar 24 horas por dia e 7 dias por semana, do que ser escravo das 09h às 18h.

Os benefícios de ser um empreendedor vão muito além dos resultados ou números obtidos com o que se faz, os motivos pelos quais empreender é mais que uma atitude, e sim uma filosofia de vida são:

Maior possibilidade de crescimento e aprendizado
Maior liberdade e autonomia
Gerenciamento do seu próprio tempo
Estabelecimento de horários flexíveis
Exercer a paixão pelo que faz
Realização pessoal

Mesmo com enormes barreiras para o empreendedorismo, os dados reforçam essa característica no povo Brasileiro. Segundo o GEM (Global Entrepreneurship Monitor), cerca de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio isso é a segunda maior taxa do mundo, só perdemos para a Turquia.

Dentro do empreendedorismo temos vários perfis que são identificáveis como:
o apaixonado,
o antenado,
o independente,
o arrojado,
e aqueles que ainda estão na informalidade como:
o pragmático e o lutador
Fato é que todos os perfis precisam de uma busca constante por conhecimento e algo que os ajude a crescer com sucesso.

Atualmente, há uma vasta literatura sobre o assunto, mais profissionais abordando o tema, trazendo suas experiências para mais canais de comunicação, como:
cursos rápidos,
eventos,
graduações e pós voltadas para a área.
Isso demonstra um avanço considerável, que também conta com fortes aliados como SEBRAE e ENDEAVOUR que têm apoiado ações de fomento a todo o ecossistema.

Com a ascensão sócio econômica e a retomada do crescimento prevista para os próximos anos teremos um consumidor ávido por novos produtos e serviços, e que certamente o empreendedorismo poderá suprir.

Somos um país cheio de oportunidades, pois os problemas precisam ser resolvidos, e somente com inovação, e capacidade para correr riscos, que resolveremos as falhas que temos em: infraestrutura, logística, tecnologia e tantas outras.

O cenário atual está criando um país aberto para novas oportunidades de negócio, que geram valor para os seus consumidores. Nunca se teve tanto acesso às informações, muito se deve ao avanço das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Atualmente, o número de pessoas conectadas no Brasil ultrapassa a marca de 100 milhões de usuários e isso tende a diminuir os entraves burocráticos criando um cenário perfeito para o empreendedorismo. Eaí, vamos empreender?

Print Friendly, PDF & Email

Posts relacionados