Minuto B - Leitura e as ferramentas tecnológicas para favorecer essa prática. - Balaio da Criação leitura, tecnologia, minuto, minuto balaio, podcast, skoob, widbook, cabeceira, orelha de livro

Por Thallita Essi

Jornalista, redatora e social media. Apaixonada por fotografia, livros e podcast.

Publicado em 23 de julho de 2020 | Atualizado em 29 de julho de 2020


Leitura e as ferramentas tecnológicas para favorecer essa prática.  Já se perguntou como as redes sociais nos aproximam ou distanciam da leitura? Em tempos de quarentena, e sempre que precisamos de um refrigério, a leitura é um dos caminhos mais prazerosos. Ela nos permite viajar, aprender, desfrutar de boas

Leitura e as ferramentas tecnológicas para favorecer essa prática.

Já se perguntou como as redes sociais nos aproximam ou distanciam da leitura?

Em tempos de quarentena, e sempre que precisamos de um refrigério, a leitura é um dos caminhos mais prazerosos. Ela nos permite viajar, aprender, desfrutar de boas narrativas e liberar a imaginação para criar os espaços, personagens e todo o cenário da história.

Para muitos de nós, a leitura é um hábito prazeroso, mas para outros ainda não. E a proposta desse minuto B é incentivar essa prática, despertar o interesse e curiosidade para que vocês, nossos ouvintes, possam pegar o gosto por essa forma tão rica de aprendizado e conhecimento.

Vamos listar algumas ferramentas que ajudam a desenvolver esse hábito, monitorar sua leitura, que permitem ter um livro sempre à mão e interagir com outros leitores.

Ferramentas para leitura

São eles:

  • Skoob
  • Livreto
  • Goodreads
  • Cabeceira

Falando de cada um

  • O Skoob é uma espécie de rede social para leitores e amantes dessa arte. Nele é possível montar sua estante virtual, fazer trocas de livros, marcar o que deseja ler e ao mesmo tempo interagir com amigos.
  • Já o Livreto é uma rede social para leitores que buscam organizar sua leitura e classificar os livros como lidos, desejados ou abandonados. Por ele é possível trocar mensagens e opiniões e visualizar as estantes virtuais.
  • O Goodreads é uma plataforma que une leitores do mundo todo. Dá para catalogar tudo que já leu, o que está lendo e o que você pretende ler. A grande diferença dele é que você pode saber o que cada membro está lendo, até mesmo os famosos.
  • Nessa categoria de estantes, o último é o Cabeceira que tem alguns desafios, como: tempo de leitura, metas e calculadora de velocidade. Nele você consegue fazer avaliação dos livros, além da relação de livros lidos, os que está lendo e os que pretende ler.

A leitura é incrível e traz diversos benefícios, como a redução do estresse, expansão do vocabulário, é um exercício para a mente e melhora nossa escrita. Olhando para essa última vantagem, destacamos mais duas ferramentas, que ajudam na prática da leitura e da escrita.

Ferramentas para leitura e escrita

São o Widbook e o Orelha de livro.

  • No Widbook, você pode ler, escrever e até mesmo publicar seus próprios livros eletrônicos de forma gratuita. É também uma rede social com diversos recursos para interação com outros usuários e divulgação de suas obras.
  • A Orelha do Livro funciona como uma estante e rede social, bem como as outras, e o diferencial fica por conta do espaço para blogueiros, onde ficam as resenhas de diversos blogs em um único lugar, e eles também disponibilizam informações sobre livros, promoções e onde comprá-los.

Conta pra gente. Como a leitura pode ajudar você? Já conhecia alguma dessas ferramentas?

Esse foi o minuto B sobre leitura. Eu sou Thallita Essi da Balaio da Criação.

Print Friendly, PDF & Email

Posts relacionados