Minuto B - O que levou os astros do soul aos holofotes? - Balaio da Criação

Por João Kzam

João Kzam, #osenhordabusca, facilitador, palestrante, comunicador, jornalista digital, conteudista, content maker, podcast maker da Balaio da Criação e uma das vozes do Minuto B do PodAí da Balaio.

Publicado em 21 de maio de 2020 | Atualizado em 21 de maio de 2020


O que levou os astros do soul aos holofotes?   Hoje vou falar de 5 grandes cantores de Soul e seus maiores sucessos: Tim Maia, Cassiano, Jorge Ben Jor, Wilson Simonal e Hyldon. -Tim Maia Nascido em 28 de setembro de 1942, no Rio de Janeiro, Sebastião Rodrigues Maia também

O que levou os astros do soul aos holofotes?

 

Hoje vou falar de 5 grandes cantores de Soul e seus maiores sucessos: Tim Maia, Cassiano, Jorge Ben Jor, Wilson Simonal e Hyldon.

-Tim Maia

Nascido em 28 de setembro de 1942, no Rio de Janeiro, Sebastião Rodrigues Maia também apelidado de Tim Maia, aos 16 anos, ele foi para os EUA onde conheceu o Soul, passou 4 anos lá e em 1963 foi deportado depois de ser preso por fumar maconha em um carro roubado. E, em 1970, gravou seu primeiro LP “Tim Maia” com 12 músicas. Em 15 de março de 1998, em Niterói, com 55 anos, ele veio a falecer por causa de um Edema pulmonar depois de uma semana internado com 140 quilos.

-Cassiano

Nasceu em 16 de setembro de 1943, em Campina Grande na Paraíba. Hoje tem 76 anos, iniciou sua carreira aos 21 anos no “Bossa Trio”, fez muito sucesso como compositor, um dos maiores destaques é a música “Primavera” cantada por Tim Maia. Mas o auge de Cassiano veio com o sucesso da música “A lua e Eu” de 1976. Ela é tocada até hoje.

-Jorge Ben Jor

Seu nascimento foi em 22 de março de 1945, no Rio de Janeiro. Jorge Duílio Lima Meneses foi criado no Rio Comprido, fez bastante sucesso com as músicas “Cadê Tereza?”, “País Tropical”, “Que Pena” e “Que Maravilha”. Ele tem 21 discos que foram lançados entre 1963 e 1989. Hoje, tem 78 anos e está vivendo no Rio de Janeiro, em um dos endereços mais caros e badalados no Rio, o Hotel Copacabana Palace.

-Wilson Simonal

Do Rio de Janeiro, Wilson Simonal, conhecido como Rei da Pilantragem nasceu em 23 de janeiro em 1938, ele foi cantor e compositor, fez muito sucesso nos anos 60 e 70 e chegou até a ser apresentador de TV. As 4 músicas de maior sucesso foram “Sá Marina”, “Meu Limão Meu Limoeiro”, “Tributo a Martin Luther King” e “Nem Vem Que Não Tem”. Infelizmente, Simonal faleceu em 25 de junho em 2000 com 62 anos por Cirrose. Wilson foi eleito o quarto melhor cantor brasileiro de todos os tempos pela revista Rolling Stone Brasil.

-Hyldon

O Baiano Hyldon de Souza Silva nascido em Salvador em 16 de abril de 1951. Hoje, com 69 anos é um produtor, guitarrista, baixista, compositor e cantor brasileiro. Sua popularidade foi muito grande nos anos 70. Entre as músicas mais conhecidas estão: “Na Rua, na Chuva, na Fazenda (Casinha de Sapê)” “As dores do mundo” e “Na sombra de uma árvore”, com isso Hyldon começou a ficar conhecido por todos os cantos do país.

Eu sou Silas Kalleb e esse é meu minuto B.

Print Friendly, PDF & Email

Posts relacionados