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O que é Inbound Marketing e por que aplicar na sua clínica?

Se você não trabalha na área de Comunicação, talvez desconheça o que é Inbound Marketing. Diferentemente do marketing tradicional, ele é menos invasivo e tem como objetivo atrair a atenção do público para o seu negócio.

Ficou curioso e quer saber por que aplicá-lo na sua clínica? Então, acompanhe o post de hoje! 

O que é Inbound Marketing?

Apesar de o conceito de Inbound Marketing ser amplo, é possível dizer que se trata da criação e divulgação de conteúdos direcionados a um público-alvo específico, a fim de conquistá-lo e, assim, estabelecer uma relação de mais longo prazo.

Ele é baseado em três grandes pilares: o Marketing de Conteúdo, o SEO (em inglês, Search Engine Optimization) e as estratégias em redes sociais. No entanto, também pode ser trabalhado em ações de e-mail marketing, webinars e podcasts.

No que ele difere do Outbound Marketing?

A principal diferença do Inbound em relação ao Outbound Marketing, também conhecido como marketing tradicional, é que ele busca atrair a atenção das pessoas em vez de interrompê-las para conseguir se comunicar. Por isso, é visto como menos invasivo.

O termo Inbound Marketing é recente e foi usado pela primeira vez por Brian Halligan, CEO e fundador da empresa HubSpot. Foi ele quem percebeu que os consumidores não querem ser interrompidos e desejam ter acesso a conteúdo de qualidade. E, quando falamos com eles na hora apropriada, aumenta bastante a chance de conversão.

Por que aplicá-lo na sua clínica?

Alcance seu público-alvo

Você já parou para analisar o perfil dos clientes do seu consultório? Dedique-se a entender quais são seus anseios e por que razão eles buscam o seu trabalho. Depois disso, crie suas personas, que são representações de pacientes com as características ideais para a contratação dos seus serviços.

Por fim, segmente o seu público com base em critérios demográficos (idade, sexo e ocupação), geográficos (bairro e cidade), psicográficos (valores e atitudes) e comportamentais (lealdade ao serviço).

Não esqueça que um CRM (em inglês, Customer Relationship Manager) pode ser de grande ajuda na hora de extrair insights dessa segmentação. Afinal, com os avanços da tecnologia, um bom atendimento não se restringe mais ao ambiente da sua clínica.

Demonstre autoridade com seu conteúdo

Para demonstrar autoridade, é preciso divulgar conteúdo rico para seus potenciais clientes. Por essa razão, o Marketing de Conteúdo é considerado o combustível do Inbound Marketing.

Na verdade, um não existe sem o outro, já que não é possível tornar seu visitante um lead e, por fim, cliente da sua clínica sem produzir materiais relevantes. São eles os responsáveis por conduzir o consumidor ao longo das quatro etapas do funil de vendas do Inbound: atração, conversão, fechamento e fidelização.

Ganhe destaque nos mecanismos de busca

No mundo digital, não basta apenas criar um site para garantir o sucesso do seu consultório. Sua página precisa estar bem posicionada no ranking orgânico dos motores de busca para ganhar visibilidade.

É nessa hora que entram em cena as estratégias de SEO tanto por meio de fatores on page (conteúdo de qualidade, palavras-chave adequadas, URLs amigáveis, entre outros) como de off page (link building).

Você já deve ter percebido que os usuários costumam clicar apenas nos resultados da primeira página de busca, não é mesmo? Por isso, estar bem ranqueado aumenta as suas oportunidades de negócio. E não esqueça que a quantidade de menções do seu consultório nas redes sociais também tem influência na busca orgânica.

Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing e por que aplicá-lo na sua clínica, que tal seguir a Balaio da Criação nas redes sociais? Estamos no Facebook, Twitter e Instagram!


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