Blog: Mundo marketing digital

Inbound, Branding, Métricas, Bi, Negócios, Tecnologia, Publicidade, Conteúdo, Social, Comportamento e Tendências no Marketing Digital

Os 4 principais desafios da gestão de negócios para empreendedores

A gestão de negócios é repleta de desafios, especialmente para os empreendedores com pouca experiência administrativa. Afinal, não é nada fácil conciliar o trabalho, as pessoas envolvidas, as finanças, ações de marketing e outros detalhes que cercam a rotina de um negócio.

Quem está trilhando os primeiros passos precisa de atenção redobrada para superar a falta de experiência no empreendedorismo. Por isso, selecionamos aqui os 4 principais desafios de gestão e como você pode superá-los. Vamos lá?

1. Encarar a inexperiência na gestão

Um dos maiores obstáculos de quem decide empreender é saber superar a falta de experiência na gestão do negócio. Lembre-se que, mesmo quando você possui grande know-how em seu ramo de atuação, é necessário aprender um pouco mais sobre o universo empreendedor.

Como resolver esse problema? Leia muito, participe de eventos, vá atrás de pessoas que já passaram por situações semelhantes ao seu caso e que estejam dispostas a compartilhar seus erros e acertos.

Outra opção é se aliar a profissionais experientes e que se identifiquem com seu negócio. Com essas ajudas e a prática diária você vai conseguir desenvolver suas habilidades de gestor.

2. Manter as finanças em ordem

O empreendedor deve ter total controle da situação financeira, porque é assim que ele consegue planejar e gerir o crescimento saudável do negócio.

Organize seu fluxo de caixa monitorando com atenção as entradas e saídas, incluindo as previsões futuras. As planilhas ou softwares de gestão são um excelente recurso para esse controle financeiro.

Mais um ponto importante na gestão é o uso de ferramentas práticas para o monitoramento do negócio. Os indicadores de liquidez e rentabilidade, por exemplo, são voltados especificamente para a área das finanças, mas não deixe de incluir outras ferramentas ligadas aos setores de vendas.

3. Gerir a equipe

Se você perguntar para empreendedores de diferentes perfis e segmentos qual é o maior desafio da gestão de negócios, certamente a gestão de pessoas vai aparecer entre as primeiras colocações no ranking de respostas.

Quer algumas dicas para melhorar a gestão de pessoas em seu negócio? Primeiro, forme uma equipe qualificada com pessoas de perfis diferentes e complementares. Ofereça a elas um ambiente agradável de trabalho que transmita a cultura da sua empresa.

Também é importante se mostrar aberto ao diálogo, ouvindo tudo o que a sua equipe tem a dizer. Não se esqueça de pensar em ações para a formação de lideranças. Recompensar o trabalho dessas pessoas resulta em uma equipe 100% motivada e comprometida.

4. Elaborar um plano de marketing

Outro desafio de gestão de negócios a ser encarado pelos empreendedores iniciantes é tornar a empresa conhecida no mercado. É por isso que você precisa contar com uma boa estratégia de marketing.

Para começar, é indispensável pensar na elaboração de uma boa identidade visual e na criação de um site para apresentar o negócio. Nunca subestime a importância das ações de marketing nas redes sociais. Elas são um dos caminhos para conquistar novos clientes e conhecer um pouco mais dos consumidores habituais.

São grandes os desafios de gestão, é verdade, mas tente encarar cada um como uma forma de aprendizado. Acrescente muita dedicação e trabalho e com certeza você vai conseguir superá-los!

Por falar em aprendizado, que tal aprender como fazer um plano de negócios? Mãos à obra e até a próxima!


Aprenda sobre marketing digital

Inscreva-se e receba ebooks, artigos, dicas e outros materiais para melhorar o marketing digital de sua empresa.