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Overdelivering: entenda o que é e como usar em clínicas médicas

As clínicas médicas também sentiram o impacto negativo da crise econômica, que atingiu profundamente o mercado brasileiro. E, em um cenário competitivo e difícil, como o encontrado pelas empresas no Brasil, aumenta a necessidade de se diferenciar e fidelizar os pacientes.

Nessa hora, superar as expectativas dos pacientes, aplicando o overdelivering pode ser o destaque necessário. Por isso, nesse post abordaremos o que é e como utilizar esse conceito em sua clínica.

Mas afinal, o que é o overdelivering?

O termo em inglês “overdelivering” significa, em português, “entrega excessiva”, ou seja, entregar além do que foi combinado previamente. Na prática, ele acontece quando a clínica consegue dar aos pacientes além do contratado, encantando-os e superando suas expectativas.

Qual a sua importância para clínicas médicas?

Hoje em dia entregar apenas o combinado não é o suficiente para fidelizar. Os pacientes costumam ser bastante exigentes quando o assunto é saúde e para se destacar é necessário entregar aquele “algo a mais”, seja no atendimento inicial, no relacionamento com o paciente, ou nos feedbacks.

O importante é que com o overdelivering sua clínica consegue mostrar que se importa com aquele paciente e o custo-benefício é muito maior ao de outros consultórios que oferecem apenas o básico.

Como utilizar o overdelivering em clínicas médicas?

No atendimento

Não tem como falar em overdelivering sem citar o atendimento, que é a primeira coisa com a qual sua clínica deve se preocupar. O paciente quer se sentir cuidado, não somente durante a consulta médica, mas em todo o processo que começa no atendimento telefônico ou pela internet e vai até a pós-consulta.

Por isso, aposte em bons treinamentos, tenha uma equipe cordial e preocupada com o bem-estar e satisfação dos pacientes.

Nos brindes

Entregar gratuitamente alguns remédios, pomadas ou outros produtos solicitados pelos médicos é uma das maneiras mais fortes de se fazer overdelivering. Para os pacientes, é muito interessante – além da surpresa positiva –, pois o custo fica reduzido, já para a clínica uma ação como essa pode fidelizar o paciente.

No pós-consulta

Oferecer retornos gratuitos é fundamental no overdelivering, normalmente o retorno é a maneira de conseguir uma avaliação após determinado tratamento. Mais uma vez, uma estratégia que trabalha auxiliando na diminuição de custo para o paciente.

Cabe também uma pesquisa de satisfação sobre a experiência com a clínica. Uma ação barata que gera feedbacks para melhorar seu overdelivering.

Como você pôde notar, o overdelivering pode ser uma junção de ações que agreguem valor ao seu paciente. Na mente deste deve estar claro porque escolher a sua clínica e não uma outra que abriu perto da casa dele. Você pode optar por uma ou mais estratégias de acordo com seu orçamento disponível.

É interessante alocar recursos para treinamentos de todos os colaboradores, retornos gratuitos, pequenas reformas que agreguem conforto, tecnologias de pesquisa de satisfação e de envios de SMS para relembrar as datas das consultas. Selecione o que acredita ter mais impacto para seus pacientes e lembre-se de perguntar sempre a opinião deles.

Você gostou deste post sobre overdelivering para clínicas médicas? Já utiliza? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe conosco as suas considerações sobre o assunto!


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