Dicas para o seu planejamento de marketing digital para 2020

Por Balaio da Criação

Agência de Publicidade e Propaganda

Publicado em 6 de janeiro de 2020 | Atualizado em 14 de janeiro de 2020


Final de ano além de ser época de festas, troca de presentes, clima de férias, é tempo de algo muito importante: planejamento! A época é propícia para avaliar ações e resultados obtidos ao longo do ano que passou e pensar no que está por vir. Por isso, trazemos algumas dicas

Final de ano além de ser época de festas, troca de presentes, clima de férias, é tempo de algo muito importante: planejamento! A época é propícia para avaliar ações e resultados obtidos ao longo do ano que passou e pensar no que está por vir. Por isso, trazemos algumas dicas para você fazer o planejamento de marketing digital para 2020. 

Confira o texto!

Objetivos, público alvo e canais de comunicação

Antes de começar a pensar em conteúdos, materiais, ações online e offline, para e pense ( ou repense): quem você quer atingir? Qual o perfil do seu potencial cliente? 

A partir desta análise você conseguirá entender mais claramente como e onde vai conseguir encontrar as pessoas interessadas no seu produto/serviço.

Um erro comum (que pode ter acontecido em 2019) é escolher os canais, de acordo com o que você acha, ou com o que “todo mundo está fazendo”. É importante estar presente nas principais redes, utilizar os principais canais. Mas, ainda mais importante definir estratégias que tenham coerência e relevância para o seu público.

Identidade visual

Feito o primeiro passo, de identificação do perfil, dos gostos, do tipo de conteúdo e canais onde ele é consumido pelo seu público, é hora de ainda utilizando esses dados avaliar se a sua marca está alinhada com aquilo que ele pensa e procura.

E esqueça a ideia de pensar só em logo e cores. Elas são importantes, no entanto quando falamos de identidade visual, há muito mais elementos a serem considerados. Pesquise, analise e decida se é hora de renovar a identidade visual.

Defina um cronograma

Já ouviu falar de 5W2H

Mapeados o “O que” e o “Como”, é hora de pensar no “Quando”

Estabeleça um calendário com as ações a serem realizadas ao longo do ano. Porém, além de definir, é importante respeitar e acompanhar o cronograma, revisando e adequando as ações quando necessário. 

Reserve uma verba para anúncios

Se o tempo é de planejar ações, certamente também é de definir os orçamentos para a execução do planejamento de marketing digital para 2020. Estude os objetivos de marketing e vendas, a situação financeira e demais objetivos da empresa e já defina quanto poderá ser investido – Sim! I-N-V-E-S-T-I-D-O, e não gasto! 🙂 – para suportar e viabilizar as ações e o atingimento dos objetivos.

Delegar e contratar 

Depois de pensar ainda que brevemente em todos esses pontos, você pode estar se perguntando como vai “dar conta” de tudo isso. E aí, está outra dica importante: não tente assumir todos os papéis ao mesmo tempo. Claro que é importante estar a par do que acontece, entender como e porque as coisas estão sendo feitas. Mas, é preciso entender que cada atividade exigirá o envolvimento de pessoas e habilidades específicas. 

Olhe para a sua estrutura, veja o que ela comporta, quais as pessoas aptas a assumir cada papel. Neste ponto, considere em conjunto: qualificação, experiência e tempo disponível. Sobrecarregar alguém com tarefas demais ou delegar uma responsabilidade para alguém que não conhece o trabalho que precisa ser feito, apenas para “aproveitar” as pessoas que já estão na equipe, acaba sempre por prejudicar os resultados.

Olhe além da sua estrutura, procure por parceiros que sejam especialistas, contrate serviços de marketing digital de empresas sérias, sólidas e que realmente possam enxergar a importância do seu negócio e da parceria para fazê-lo crescer.

A Balaio presta serviços em diversas frentes da comunicação. Quer uma ajuda para planejar seu 2020? Fale conosco!

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