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Plano de Negócios: entenda por que e como fazê-lo!

O plano de negócios ainda é incompreendido por grande parte dos gestores. Muitos ainda acreditam que a tarefa é realizada apenas com o objetivo de atrair possíveis investidores. Na verdade, ele é uma ferramenta fundamental para estruturar seu negócio desde os primeiros passos e, assim, evitar que erros de gestão sejam cometidos em longo prazo.

Ainda não ficou convencido? Então, descubra a seguir outros bons motivos para você montar o seu plano de negócios agora mesmo. E não se preocupe: também vamos ensinar como fazê-lo. Confira!

Por que fazer um plano de negócios?

Os detalhes sobre o que e como fazer em seu negócio começam antes mesmo de abrir as portas do empreendimento. Aqui você descobre por que o plano de negócios é o seu maior aliado.

Informações concentradas em um único documento

O plano de negócios parece uma tarefa muito detalhada e até mesmo burocrática. Mas você já pensou na vantagem que ela oferece ao reunir as informações mais relevantes do seu negócio em um único documento?

Com todos os pontos levantados e apresentados nesse documento, é possível acompanhar o desenvolvimento do seu empreendimento ao mesmo tempo em que avalia os objetivos em curto e longo prazos.

Melhor estruturação das ideias

Muitas vezes, a ideia do seu negócio parece muito clara em sua cabeça, mas na hora de apresentá-la às pessoas, a tarefa não parece tão simples assim. Quando você escreve o plano de negócios, é possível ver de modo mais claro quais são os planos e as estratégias que pretende utilizar.

É a oportunidade de testar a validade de suas ideias e também em como podem ser explicadas para possíveis investidores e clientes.

Como fazer seu plano de negócios?

Cada empresa tem necessidades específicas, mas o plano de negócios segue uma estrutura geral que pode ser adaptada ao seu projeto. Em linhas gerais, ele precisa reunir as seguintes informações:

Quais são as características do seu serviço ou produto?

O que é? Onde será comercializado? Você vai precisar de fornecedores? Quem são os concorrentes? Quais são as forças, fraquezas e ameaças do negócio que você pretende montar?

Qual o plano de marketing?

Qual será o perfil dos seus clientes? Quais as estratégias para conquistá-lo? E o valor do serviço?

Qual a estrutura do processo operacional?

Aqui você deve levantar dados sobre o dia a dia de seu negócio e as necessidades logísticas e de atendimento, como equipamentos e mão de obra.

Quais são os recursos financeiros disponíveis?

A análise financeira deve apresentar o capital de giro, os investimentos fixos, custos, possíveis faturamentos e o detalhamento de cada um desses investimentos, como o investimento de marketing. Nessa parte, também podem ser incluídas as indicações tributárias e a simulação de financiamentos, se for o caso.

Como colocar o plano de negócios por escrito?

Agora que você já sabe quais são as informações mais importantes para compor seu plano de negócios, vamos nos concentrar na construção do plano.

Sumário executivo

Aqui são apresentados alguns pontos importantes sobre sua empresa e planos. Costuma ser produzido após a elaboração do documento.

Análise de mercado

Parte mais importante do planejamento, na qual você identifica a demanda para o serviço que pretende oferecer e apresenta informações sobre seu público-alvo.

Plano de marketing

Aqui você deve informar as qualidades do serviço e quais serão os planos para divulgar sua empresa.

Plano operacional

Nesse item, estão reunidas as informações levantadas sobre a estrutura logística para o atendimento ao cliente.

Plano financeiro

Por último, você apresenta os números levantados para garantir a viabilidade do negócio.

Não se esqueça de que o plano de negócios é uma ferramenta desenvolvida para ajudar você na gestão do negócio em todas as etapas. Por isso, seus documentos precisam acompanhar a dinâmica do empreendimento.

À medida que aprende mais sobre seus clientes e as técnicas de marketing são colocadas em prática, você deve voltar para o plano e verificar a necessidade de ajustes nas estratégias e objetivos.

Agora que você aprendeu como fazer um plano de negócios, saiba também como obter sucesso empreendendo na área da saúde!


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