Por que muitas táticas de engajamento fracassam? - Balaio da Criação

Por Balaio da Criação

Publicado em 17 de agosto de 2017 | Atualizado em 17 de agosto de 2017


Engajamento não são apenas números, mas representam a sua relevância e capacidade de envolver as pessoas com os assuntos, produtos, serviços e informações que você traz. É uma métrica muito importante para o seu negócio, pois permite entender o conteúdo que agrada o seu público ao mesmo tempo que mantém

Engajamento não são apenas números, mas representam a sua relevância e capacidade de envolver as pessoas com os assuntos, produtos, serviços e informações que você traz. É uma métrica muito importante para o seu negócio, pois permite entender o conteúdo que agrada o seu público ao mesmo tempo que mantém ativo o relacionamento com os seus fãs.

É um tanto frustrante não conseguir resultados com suas estratégias e ações nas redes sociais, mas não é só isso, é também um desperdício de oportunidade não expandir sua marca, engajar seu público e atingir novos públicos.

A grande questão é: por que muitas táticas funcionam com outras empresas e não com a sua?

Em primeiro lugar as táticas de engajamento devem seguir um planejamento, ter uma orientação e direcionamento para chegar ao objetivo desejado. A falta de planejamento de comunicação é um dos principais erros na hora de se comunicar com seu cliente. Afinal, não buscamos pessoas engajadas só por vaidade, e sim, porque elas são importantes para a sua empresa e você quer construir uma relação de confiança com elas.

“Tenha um planejamento e siga-o, mas não tenha medo de sair um pouco dos limites para inovar”

Outro grande equívocos está na incompreensão de quem é o seu público alvo, na falta de identificação e personalização do mesmo. Não saber quem ele é gera ruídos e falhas na sua mensagem. Toda a sua comunicação deve ser pensada para alcançar o cliente e oferecer a ele confiança e evidenciar a autoridade da sua marca.

Não faça apenas copias, crie conteúdos originais que dialogam com os gostos do seu público, mantenha suas mídias atualizadas com assuntos que interessam aos seus fãs e não apenas com o que está em alta.

Outro ponto importante é ter uma equipe de trabalho integrada (atendimento, financeiro, produção, entrega etc.) para não atrasar nenhum processo. Com a boa sintonia entre as várias áreas você consegue gerar um trabalho colaborativo e conjunto capaz de conquistar o objetivo pré-estabelecido e atender com eficiência os clientes tanto no ambiente online quanto off-line.

Aja rapidamente, não perca os insights, crie, inove sem medo. Um estudo publicado na Harvard Business Review aponta que a maioria das organizações reage tão lentamente que não consegue aproveitar oportunidades fugazes ou mitigar novas ameaças (29%), ou então reage rapidamente, mas perde de vista sua estratégia (24%).

Checklist para não errar no engajamento

  1. Tenha objetivos e construa os caminhos para atingi-lo
  2. Conheça muito bem o seu público, identifique os gostos deles
  3. Não copie desenfreadamente, mas seja autêntico.
  4. Tenha uma equipe de funcionários integrada com a missão da empresa
  5. Deixe o medo de mudanças e reaja rapidamente a elas.
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