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Por que o posicionamento de marca é importante inclusive para PMEs?

Pequenas e médias empresas têm vidas cheias de desafios. Elas precisam lidar com concorrência em todos os lados, mas sem contar com o mesmo volume de orçamento que as grandes possuem. Além de pensar em estratégias de negócios e ações de marketing, também deve se preocupar com o posicionamento de marca.

O posicionamento de marca se refere à ideia que o cliente terá a respeito daquela empresa. Trata-se de uma característica que deve servir de diferencial para ela quando colocada do lado de outros players do mercado que oferecem a mesma solução. Deve reunir vantagens que a tornem irresistível aos olhos do consumidor.

Não se engane ao pensar que posicionamento de marca é algo restrito apenas às grandes empresas. As PMEs também podem obter excelentes vantagens ao priorizar essa ideia em seus planejamentos. 

Por que o posicionamento de marca é importante para PMEs?

Em qualquer área de atuação, as PMEs vivem com o constante desafio de conquistarem cada vez mais clientes e fortalecerem seu próprio nome no mercado. Para isso, vá além de pensar apenas em produtos e preços e comece a focar em um posicionamento de marca que seja percebido e valorizado pelo seu público.

Empresas menores não têm a mesma liberdade orçamentária que as grandes, portanto precisam se apoiar em soluções inovadoras para disputarem espaço no mercado. Desenvolver um bom posicionamento de marca pode trazer excelentes resultados sem que seja necessário gastar mais para isso.

Os benefícios de um posicionamento de marca estão acessíveis somente às empresas que sabem como conduzir adequadamente essa ideia. Ou seja, apenas com a abordagem correta, você contará com os retornos que deseja. É por isso que vale a pena ter cautela e se planejar muito bem antes de começar.

Como deve funcionar uma estratégia de posicionamento de marca?

O posicionamento de marca deve criar envolvimento com o público. As pessoas precisam se sentir compreendidas pela empresa e capaz de enxergar uma parceira nela. Vivemos em um tempo em que é necessário estabelecer vínculos emocionais com o cliente em vez de vínculos mercadológicos.

Pense em sua marca como se ela fosse uma pessoa. Quais características e opiniões ela teria? A partir daí, comece a planejar ações que consigam transmitir essas ideias para o público. O papel do marketing é essencial nesse processo, já que as suas campanhas precisam imprimir o seu posicionamento de marca.

A inovação deve fazer parte do dia a dia de uma empresa preocupada com seu posicionamento de marca. Novidades vantajosas podem surgir todos os dias, então é importante manter o radar ligado para captar oportunidades como essas. Se você perder tempo, poderá se prejudicar.

Por onde começar a focar em posicionamento de marca?

Após entender bem a importância e o funcionamento de um bom posicionamento de marca, o próximo passo envolve implementar uma estratégia robusta para aproveitar ao máximo esse recurso.

Para acertar, preocupe-se em realizar uma boa pesquisa sobre o perfil e as expectativas do seu público-alvo. Analise também as ofertas disponíveis no mercado em que sua empresa está inserida e de quais formas ela poderia se destacar. O seu posicionamento de marca deve agregar valor ao cliente, senão dificilmente terá qualquer contato com você.

Tome cuidado, já que assim como a implementação de um bom posicionamento de marca pode ser muito positivo, todo erro nessa área será bastante desastroso para a sua empresa. Recuperar os danos causados por uma postura incorreta será difícil e custoso, portanto, não apresse a sua etapa de planejamento.

Tendo em vista todos os benefícios que um posicionamento de marca pode trazer para a sua empresa, fica claro que você deve dar prioridade a essa ideia em seu planejamento. Leve em consideração as características do seu público e as suas necessidades para construir uma postura que faça sentido e agregue valor. Mantenha tudo em plena evolução para permanecer competitivo no mercado.

Saiba mais sobre outros elementos que você precisa considerar ao pensar na proposta da sua marca. Confira no blog os motivos para contratar uma agência para cuidar da sua identidade visual.


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