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criação de identidade visual

Porque investir na criação de identidade visual da sua empresa?

A criação da identidade visual de uma empresa é um ponto importante e estratégico no processo de construção, exposição e fortalecimento de uma marca no mercado. Existem muitos elementos envolvidos, que em conjunto serão responsáveis além de representar graficamente a empresa, transmitirem fatores importantes como seriedade, confiança, modernidade.

Ao longo do texto, trazemos alguns fatores importantes no processo de criação de identidade visual, confira!

Mas, o que é identidade visual?

Antes de seguirmos falando sobre sua importância, as vantagens e elementos envolvidos na criação de identidade visual é importante esclarecermos a que o termo se refere. Ainda é bastante comum que se relacione indevidamente identidade visual com logotipo. Não é de todo incorreto, mas é incompleto pensar assim.  O logo é o elemento principal, mas não o único.

Pode-se definir os seguintes elementos, como básicos para a criação de identidade visual:

  • Logo
  • Cores
  • Fotografias
  • Tipografia (Fontes)
  • Ícones

Cada um desses elementos deve ser desenvolvido com bastante reflexão e planejamento, para que o seu conjunto possa transmitir a mensagem e imagem corretas sobre a marca, empresa e serviços oferecidos ao mercado.

Além destes, fazem parte ainda, materiais que são desenvolvidos a partir dessas primeiras definições básicas, tais como:

  • Itens de papelaria personalizados e padronizados –  materiais comuns e utilizados no dia a dia, como pastas, envelopes, papel timbrado, recibos, declarações 
  • Materiais promocionais – flyers, folders, brindes personalizados
  • Apresentações comerciais e institucionais – materiais digitais em formato de arquivo (.pdf, .ppt) ou de vídeos que mostram informações sobre a empresa, seus produtos e serviços.
  • Frases, slogans e headlines – mensagens curtas, complementares ao nome apresentado no logo, para fortalecer a mensagem da marca.
  • Criação de site – desenvolvimento de página para apresentar a empresa, seus , e produtos, serviços, projetos e criar um canal próprio de comunicação com o público.

Qual a diferença de branding e identidade visual?

O branding é um processo ainda mais abrangente, que passa pela criação de identidade visual, mas contempla diversos outros fatores. O objetivo do branding é fazer a gestão da marca, de forma a explorar experiências conscientes e inconscientes no público. Tendo entre os pontos a considerar os elementos visuais como logo, cores e formas, ele vai além e se preocupa também com fatores como a linguagem adotada pela empresa, o tipo de conteúdos e canais de comunicação utilizados.

Quais os benefícios?

Com o desenvolvimento bem organizado e planejado do processo de criação de identidade visual, existem muitos benefícios que poderão ser percebidos pela empresa, dentre os quais destacamos os citados a seguir.

Posicionamento – definição e comunicação do posicionamento de marca, explicitando a forma como a marca se relaciona com o mercado, qual sua área de atuação, sua proposta de valor para seu público

Reconhecimento – fácil reconhecimento e identificação da marca pelos clientes e potenciais clientes.

Pertencimento – estabelecimento de uma relação afetiva entre o consumidor e a marca, fazendo com que ele se sinta parte de uma iniciativa, propósito, estilo de vida ou grupo de pessoas.

Confiança – criação vínculo entre marca visual e a percepção de credibilidade e confiança que o cliente cria em relação aos produtos e serviços.

Modernidade – manter uma identidade visual alinhada aos propósitos da empresa, as suas mudanças e a atenta às tendências, transmite a preocupação da empresa em se manter atualizada no mercado. É preciso cuidado! Se você mantém um “visual antigo” e muito conservador, pode passar a imagem de que tem essa resistência a mudança também no que diz respeito ao seus produtos e serviços.

Como fazer a criação de identidade visual?

Ainda é bastante comum que o processo de criação de identidade visual seja um pouco deixado de lado, pois geralmente ele surge em meio a uma série de outras escolhas e decisões que o empreendedor precisa fazer no momento da criação de uma empresa, marca ou produto. Muitas vezes, a criação de identidade visual acaba sendo feita de forma improvisada, internamente, ou com aquele “amigo que faz”. 

Um dos principais riscos de pular etapas e processos na criação de identidade visual, construindo-a sem orientação de um profissional especializado na área,  está na parcialidade e coerência das escolhas que serão feitas. O que muitas vezes acontece, quando é feito algo mais “caseiro”, são escolhas muito baseadas nos anseios e desejos do gestor, do empreendedor e/ou do dono da empresa, o que por vezes tende a não corresponder com o que faria sentido para o público alvo. 

No entanto, para a escolha de fontes, imagens, cores, traçados e outros elementos de marca, é essencial ter conhecimentos específicos, sobre psicologia das cores, significados e impactos de cada tipo de traçado e aliar tudo isso a um estudo da marca, suas características e propósitos. Por isso é importante contar com o apoio de um profissional, ou uma equipe de serviços de marketing. Com diretrizes claras e orientação aumentam as chances de assertividade e atingimento de bons resultados com a criação de identidade visual do seu negócio.

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Está neste momento no seu negócio? Precisa de ajuda com a criação de identidade visual agora?

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