A criação da identidade visual de uma empresa é um ponto importante e estratégico no processo de construção, exposição e fortalecimento de uma marca no mercado. Existem muitos elementos envolvidos, que em conjunto serão responsáveis além de representar graficamente a empresa, transmitirem fatores importantes como seriedade, confiança, modernidade.
Ao longo do texto, trazemos alguns fatores importantes no processo de criação de identidade visual, confira!
Antes de seguirmos falando sobre sua importância, as vantagens e elementos envolvidos na criação de identidade visual é importante esclarecermos a que o termo se refere. Ainda é bastante comum que se relacione indevidamente identidade visual com logotipo. Não é de todo incorreto, mas é incompleto pensar assim. O logo é o elemento principal, mas não o único.
Pode-se definir os seguintes elementos, como básicos para a criação de identidade visual:
Cada um desses elementos deve ser desenvolvido com bastante reflexão e planejamento, para que o seu conjunto possa transmitir a mensagem e imagem corretas sobre a marca, empresa e serviços oferecidos ao mercado.
Além destes, fazem parte ainda, materiais que são desenvolvidos a partir dessas primeiras definições básicas, tais como:
O branding é um processo ainda mais abrangente, que passa pela criação de identidade visual, mas contempla diversos outros fatores. O objetivo do branding é fazer a gestão da marca, de forma a explorar experiências conscientes e inconscientes no público. Tendo entre os pontos a considerar os elementos visuais como logo, cores e formas, ele vai além e se preocupa também com fatores como a linguagem adotada pela empresa, o tipo de conteúdos e canais de comunicação utilizados.
Com o desenvolvimento bem organizado e planejado do processo de criação de identidade visual, existem muitos benefícios que poderão ser percebidos pela empresa, dentre os quais destacamos os citados a seguir.
Posicionamento – definição e comunicação do posicionamento de marca, explicitando a forma como a marca se relaciona com o mercado, qual sua área de atuação, sua proposta de valor para seu público
Reconhecimento – fácil reconhecimento e identificação da marca pelos clientes e potenciais clientes.
Pertencimento – estabelecimento de uma relação afetiva entre o consumidor e a marca, fazendo com que ele se sinta parte de uma iniciativa, propósito, estilo de vida ou grupo de pessoas.
Confiança – criação vínculo entre marca visual e a percepção de credibilidade e confiança que o cliente cria em relação aos produtos e serviços.
Modernidade – manter uma identidade visual alinhada aos propósitos da empresa, as suas mudanças e a atenta às tendências, transmite a preocupação da empresa em se manter atualizada no mercado. É preciso cuidado! Se você mantém um “visual antigo” e muito conservador, pode passar a imagem de que tem essa resistência a mudança também no que diz respeito ao seus produtos e serviços.
Ainda é bastante comum que o processo de criação de identidade visual seja um pouco deixado de lado, pois geralmente ele surge em meio a uma série de outras escolhas e decisões que o empreendedor precisa fazer no momento da criação de uma empresa, marca ou produto. Muitas vezes, a criação de identidade visual acaba sendo feita de forma improvisada, internamente, ou com aquele “amigo que faz”.
Um dos principais riscos de pular etapas e processos na criação de identidade visual, construindo-a sem orientação de um profissional especializado na área, está na parcialidade e coerência das escolhas que serão feitas. O que muitas vezes acontece, quando é feito algo mais “caseiro”, são escolhas muito baseadas nos anseios e desejos do gestor, do empreendedor e/ou do dono da empresa, o que por vezes tende a não corresponder com o que faria sentido para o público alvo.
No entanto, para a escolha de fontes, imagens, cores, traçados e outros elementos de marca, é essencial ter conhecimentos específicos, sobre psicologia das cores, significados e impactos de cada tipo de traçado e aliar tudo isso a um estudo da marca, suas características e propósitos. Por isso é importante contar com o apoio de um profissional, ou uma equipe de serviços de marketing. Com diretrizes claras e orientação aumentam as chances de assertividade e atingimento de bons resultados com a criação de identidade visual do seu negócio.
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