Pra que serve Inbound Marketing? - Balaio da Criação

Por Balaio da Criação

Publicado em 17 de agosto de 2017 | Atualizado em 17 de agosto de 2017


O inbound marketing serve para gerar retorno para sua empresa, que às vezes apresenta-se em forma de aumento de lucros e às vezes como aumento da presença digital da marca. Se feito da maneira correta ele pode significar o estabelecimento de um círculo de prosperidade em que credibilidade online gera

O inbound marketing serve para gerar retorno para sua empresa, que às vezes apresenta-se em forma de aumento de lucros e às vezes como aumento da presença digital da marca. Se feito da maneira correta ele pode significar o estabelecimento de um círculo de prosperidade em que credibilidade online gera maiores receitas e mais lucros permitem que você aumente alcance da sua presença na vida das pessoas, seja porque elas consomem mais os seus produtos e serviços, seja porque elas passam a querer se relacionar mais com você nas redes sociais.

Esse tipo de estratégia de marketing é também conhecida como marketing de atração, o que significa dizer que ele, antes de vender, traz a atenção do público para a sua marca. Como o objetivo de toda marca é tornar-se conhecida no mercado e, quiçá, referência em seu setor de atuação, você pode utilizar o inbound marketing para fortalecer a relação com as pessoas que tem interesse no seu negócio. Se sua empresa tem valores e missão bem definidos, essa identificação do público com a marca será estabelecida mais facilmente e de maneira mais orgânica.

Se utilizando os conceitos de inbound marketing já explicado em posts anteriores, você produzir conteúdo relevante para o interesse do seu público e conseguir manter uma presença consistente e adaptada para cada canal de comunicação, as chances de você valorizar a sua marca são grandes. Marcas que são percebidas pelos consumidores como mais prestigiosas têm entre os seus privilégios, o de poder cobrar preços mais altos que os seus concorrentes mesmo oferecendo o mesmo serviço ou produto.

Quando há geração de interesse no mercado com relação à sua marca, ela cresce e juntamente com esse crescimento valorizam-se, entre outras coisas, as pessoas que trabalham para sua empresa e os produtos e serviços que ela oferece ao mercado. Com produto de valor agregado maior, suas possibilidades de “mark-up” são muito mais vantajosas, permitindo que a lucratividade da sua companhia cresça exponencialmente em relação ao valor percebido da marca pelos clientes.

Atualmente, a distância do momento que um cliente decide comprar algo para o momento em que ele, efetivamente, fecha a compra é tão longa – não em termos temporárias, mas de processos -, que é estabelecida uma jornada de compra. Para que o valor da sua marca esteja presente em todas as etapas e para que você consiga competir, na mente do seu potencial cliente, com os demais concorrentes do seu setor é preciso que o marketing de atração seja bem executado e produza cauda longa.

O inbound marketing serve para que as pessoas tomem conhecimento da sua marca, para que sua empresa consiga atrair novos clientes através da entrega gratuita de conteúdo relevante, gere o interesse do público, para o seu negócio aumentar, para que o valor da sua marca cresça, a memória do consumidor esteja ligada aos benefícios que sua marca produziu para ele e, consequentemente, você consiga valorizar seus produtos e serviços diante do poder de compra dos seus clientes.

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