Blog: Mundo marketing digital

Inbound, Branding, Métricas, Bi, Negócios, Tecnologia, Publicidade, Conteúdo, Social, Comportamento e Tendências no Marketing Digital
identidade visual

Quando é a hora de renovar a identidade visual da empresa?

A atualização da identidade visual de uma empresa, acontece por diferentes razões. De acordo com cada motivação, existe também um momento para que a mudança seja feita. Ao longo do texto, falaremos sobre as razões e momentos para decidir por um reformulação de identidade visual. 

Continue a leitura e confira!

Quando e porque mudar a identidade visual?

Em linhas gerais poderíamos dizer que a reformulação da identidade visual é necessária, para manter a imagem da empresa em adequação com a sua realidade, com o contexto de mercado e tendências em que está inserida, e transmitir a seu público a sensação de renovação, de atualização. No entanto, existem alguns momentos, acontecimentos e motivações mais particulares para a implementação de mudanças na identidade visual, veja alguns:

Mudança de posicionamento

Às vezes por questões de estratégia da empresa, com base em dados históricos relativos principalmente aos resultados, percebe-se que é preciso mudar o público alvo abordado pela empresa. Isso ocorre ou por uma falha no planejamento estratégico, ou pela percepção de evolução do perfil dos consumidores e identificação de novas oportunidades de negócios. Com essa mudança de foco e posicionamento, muitas vezes faz-se necessária a reformulação da identidade visual, para que ela comunique bem a mensagem para o novo público. 

Mudança de diretoria e/ou fusão de empresas

Nesses casos, nem sempre há necessidade de alterações. No entanto, é importante avaliar, se as mudanças terão impacto nos valores da empresa, sua proposta de valor ao mercado, no rol de produtos e/ou serviços oferecidos. Havendo mudanças significativas nesse sentido, pode ser interessante comunicá-las ao público também através de uma mudança na identidade visual.

Comportamento do consumidor

A empresa pode não mudar seu público, mas certamente ao longo do anos e gerações, o público mudará seu comportamento. Sejam crianças, adultos ou idosos, a evolução da tecnologia, o volume de informações e possibilidades a disposição das pessoas é muito maior hoje em dia que há anos atrás. E cada vez mais, essas mudanças e atualizações acontecem com maior velocidade. É preciso acompanhar a onda de mudanças. 

Não significa que deve-se mudar tudo o tempo todo. Até porque é preciso ter cuidado para manter o vínculo, manter-se reconhecível pelos consumidores.

O que deve ser mudado na identidade visual?

Falamos acima de alguns pontos a respeito de quando mudar. Mas, existe ainda outra pergunta que é comum surgir nesses momentos: o que eu mudo?

A definição sobre o que mudar na identidade visual está bastante relacionada com as motivações para a realizar as mudanças. De maneira bem simplista, podemos dizer que existem duas formas de mudar a identidade visual:

Revolucionária: muda drasticamente os traços, logos, cores e outras representações da marca. Ideal por exemplo para quando é necessária uma mudança de posicionamento e/ou área de atuação.

Evolutiva: aplicação de pequenas mudanças, dando um ar mais atual a identidade visual da empresa, mas sem se desvincular de cores e elementos já fixados na mente do público -alvo.

Como fazer as mudanças?

O ideal é contar com profissionais especializados na área, para que a mudança seja conduzida de forma a captar e traduzir para os elementos da identidade visual, aquilo que há de mais relevante, importante e valioso entre os objetivos, valores e anseios da empresa. Uma falha na hora da reformulação da identidade, pode gerar insatisfação tanto internamente, quanto no público-alvo da empresa, e ter efeitos negativos nos resultados.

Um dos serviços prestados pela Balaio é a criação e reformulação de identidade visual. Caso queira conversar, para esclarecer se é o momento para sua empresa fazer esta mudança, estamos a disposição. Mande sua mensagem e vamos conversar!


Aprenda sobre marketing digital

Inscreva-se e receba ebooks, artigos, dicas e outros materiais para melhorar o marketing digital de sua empresa.