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Quanto custa investir em Inbound marketing?

Não é surpresa que inbound marketing é a estratégia do momento e que cada vez mais empresas estão investindo nele para diminuir o ROI (Retorno Sobre o Investimento) e aumentar as vendas. Mas a grande questão é: quanto se deve investir?

Essa é uma pergunta bem difícil e, na verdade, depende principalmente do seu orçamento e de quais resultados você quer atingir. Mas para te ajudar a levantar todos os números, vamos apresentar algumas ferramentas que facilitam e automatizam toda a sua estratégia.

Atrair

O objetivo é atrair tráfego e visitantes para os canais digitais da sua empresa, como o seu site.

Principal meio: blog.

Ferramentas úteis: qualquer plataforma de publicação de conteúdo como Blogger e WordPress. Essas plataformas em si costumam ser grátis, você só precisa pagar a hospedagem mensalmente e o domínio (registro da sua URL personalizada) anualmente.

Converter

Aqui é quando os seus visitantes se transformam em leads porque deixaram o contato deles em troca de um material, como ebook, webinar e outros materiais ricos.

Principal meio: formulários e landing pages.

Ferramentas úteis: você pode utilizar ferramentas só de formulários para ser acrescentada à sua página, como o Typeform, só de landing page, como o Unbounce ou para facilitar e agilizar, você pode usar uma ferramenta de automação de marketing que contém esses dois itens integrados, como o RD Station.

Relacionar

Nessa etapa, relaciona-se com os leads para conduzir os que se encaixam na sua proposta de valor até o momento ideal de conversar com o time comercial.

Principal meio: e-mail.

Ferramentas úteis: claro que você pode utilizar qualquer ferramenta de e-mail comum, como o Gmail ou o Hotmail, mas como o esperado é ter bastante leads, isso não é nada prático ou escalável. Então, recomenda-se usar uma ferramenta de disparo de e-mail, como o MailChimp, ou novamente o RD Station que já tem os formulários integrados.

Vender

Como o nome diz, o objetivo é finalizar a venda e concluir a jornada de compra do cliente.

Principais meios: telefone e vídeo-chamada.

Ferramentas úteis: para conversar com prospects, pode-se usar grátis o Skype ou o Hangout, sem necessidade de gastar com a conta telefônica, com exceção de chamada do Skype para um telefone.

Analisar

Por fim, deve-se estudar todos os resultados obtidos e tirar as métricas alcançadas no período.

Principal meio: planilhas de Excel, ferramentas de automação

Ferramentas úteis: é importante extrair alguns dados para fazer essa análise final, como número de views na sua landing page, número de novos leads, número de oportunidades (contatos enviados ao comercial) e número de vendas. Com elas, você pode calcular no Excel, por exemplo, as taxas de conversão de uma etapa para a outra e saber qual deve ser melhor trabalhada. Ferramentas de automação completas, como o próprio RD Station, já oferecem essas análises em forma de gráficos para facilitar leitura e economizar tempo.

Inbound marketing pode parecer algo muito trabalhoso e custoso, mas quando se faz tudo muito bem pensado e planejado, você percebe que essa estratégia não é um custo, mas sim um investimento que trará ótimos resultados no médio e longo prazo. Provavelmente o seu concorrente já está fazendo e colhendo os resultados disso, assim você está perdendo mercado, oportunidades e ficando para trás.

A maioria das ferramentas citadas possuem versões grátis, então, você pode começar sem gastar muito, apenas dedicando o seu tempo. Claro que, conforme a sua evolução, você precisará melhorar os seus processos e contar com a ajuda de profissionais será fundamental. Então, se quiser tirar dúvidas e já colocar em prática a sua estratégia de inbound marketing, entre em contato com a gente!


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