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Saiba como calcular o ROI de Marketing de clínicas médicas

Investir em marketing não é uma exclusividade de grandes empresas, afinal, sua clínica também precisa divulgar seus serviços e, para saber se as ações executadas estão funcionando de acordo com o esperado, você deverá realizar o cálculo de ROI de marketing.

Mas o que é e como calcular o ROI de marketing de sua clínica? Para ajudá-lo a compreender melhor esse assunto, preparamos esta postagem. Boa leitura!

O que é ROI?

A sigla ROI representa o termo em inglês “Return Over Investiment”. Em português, podemos entendê-lo como “Retorno sobre Investimento”.

Esse cálculo serve para avaliar qual o volume do retorno obtido em relação ao valor que foi investido em uma determinada ação ou campanha.

O ROI é um cálculo muito simples de ser feito, contudo, é preciso ter a certeza de que os números utilizados foram extraídos de maneira confiável, pois, caso contrário, você obterá um resultado falso, que poderá comprometer o planejamento de futuras ações.

Como calcular o ROI de marketing de sua clínica?

O primeiro passo para se calcular o ROI de uma determinada ação de um modo isolado, ou de uma campanha como um todo, é identificar qual foi o valor total investido em sua execução.

Quando falamos em valor investido, devemos levar em consideração todos os custos, sem exceções, desde os materiais impressos até a mão de obra contratada.

A sua fórmula básica é:

ROI = (retorno – custo) / custo

Você poderá multiplicar esse resultado por 100 para encontrar a porcentagem.

Vamos supor que a sua clínica realizou uma ação de divulgação no Google AdWords, a fim de torná-la conhecida e, assim, atrair mais pessoas para se consultarem.

Foram investidos R$ 1.000,00 nessa divulgação e, após a sua conclusão, verificou-se que essa ação trouxe 20 novos pacientes. Vamos supor que o valor de todas as consultas seja de R$ 150,00, logo, seu retorno foi de R$ 3.000,00 (20 X 150).

Vamos ao cálculo do ROI:

ROI = (3000 – 1000) / 1000

ROI = 2000 / 1000

ROI = 2

O que podemos concluir, a partir desse resultado, é que, a cada real investido, sua empresa lucrou R$ 2,00.

Multiplicando esse resultado por 100, veremos que a campanha trouxe um retorno de 200%.

Isso é um bom resultado, certo? Bom, nesse caso, sim. Mas se fosse uma ação de longo prazo, esse valor poderia não ser tão bom assim.

Importante: poderão ocorrer casos em que o ROI será negativo, o que indica que as suas estratégias estão dando prejuízo.

Qual a importância de calcular o ROI?

Por meio do ROI, como já dissemos, é possível verificar quais ações estão trazendo bons resultados e quais precisam de ajustes ou, até mesmo, serem abandonadas.

Conhecer esse resultado permite que a sua empresa continue investindo no que está dando resultado e elimine despesas desnecessárias.

O ROI permite, ainda, planejar as próximas ações com maior assertividade, pois você saberá qual o retorno esperado de uma determinada ação e, assim, aumentará o investimento nela.

Independentemente do resultado obtido, é preciso continuar atento às mudanças de mercado, afinal, o que funciona hoje pode não funcionar amanhã.

Lembre-se de sempre compartilhar os resultados com sua equipe para, no caso de abandono de uma estratégia, todos estejam cientes do motivo, evitando que pareça uma decisão arbitrária e sem fundamentos.

Ao alterar ou abandonar uma estratégia, você estará afetando diretamente a percepção de desempenho de um profissional, então não deixe parecer que é por pura vaidade.

Agora que você já sabe como calcular o ROI de marketing de sua clínica, assine nossa newsletter e receba mais informações importantes como essa!


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