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Saiba como gerar leads com as redes sociais

Quando o CEO do HubSpot Brian Halligan (https://www.linkedin.com/in/brianhalligan) cunhou o termo “inbound marketing”, ele queria descrever uma técnica que levasse as pessoas a consumirem produtos e serviços através de ações de otimização de páginas da web para mecanismos de busca (SEO) marketing de conteúdo e de mídias sociais. Para que sua empresa utilize eficientemente essa medida é preciso que você, primeiramente, tenha uma presença online consistente, além de se comunicar com o seu público de acordo com as idiossincrasias de cada rede social.

Por onde começar

Antes de fazer o registro em mais uma rede social do momento, você precisa conhecer os valores e a missão da sua marca. Para isso é preciso que a identidade visual, os produtos/serviços e o modus operandi da empresa estejam alinhados.

O próximo passo é utilizar ferramentas de aferição de audiência, como o Google Analytics e Facebook Ads, para entender quem é seu público, de onde ele vem e como ele visita o seu site. Entender a quem você serve é crucial para que eles queiram sempre consumir o que você produz.

As Redes Sociais

É preciso ter presença marcante e consistente com os valores da marca, em cada uma das redes sociais que você pretende utilizar. No entanto, antes de começar a publicar saiba qual é o propósito de cada uma delas, quem é o público que as utiliza e como ele se expressa.

O Facebook, por exemplo, é a rede social mais pessoal da maioria das pessoas no Brasil e as pessoas costuma sentirmos muito mal quando as marcas fazem propaganda muito invasiva. Por considera-la rede central, as pessoas costumam misturar fotos do trabalho e da vida pessoal, mas as relações estabelecidas costumam ser muito intimas e amistosas.

O Instagram é uma rede social centrada em fotos e mais descontraída, na qual a maioria das pessoas entra para relaxar, ver coisas bonitas e passar o tempo. A presença de influenciadores digitais nessa rede é muito forte e sua comunicação é direta. Esta rede é o equivalente a uma galeria de arte onde as pessoas guardam os melhores momentos das coisas mais importantes que acontecem nas suas vidas.

O Twitter é, essencialmente, uma rede de comunicação e de divulgação de notícias sejam elas sérias ou não. Por ter a restrição de 140 caracteres, suas mensagens devem ser curtas e impactantes. A capacidade de viralização nessa rede é muito grande, além de ser fortemente utilizada por jornalistas, políticos e por profissionais de mídia para expressar suas ideias.

O Linkedin é uma rede social de trabalho, onde as pessoas vão para descobrir informações sobre a vida profissionais das pessoas. Profissionais de nível elevado costumam ter um perfil muito bem elaborado, como se fosse um currículo digital, e esperar estabelecer relações de networking.

O Snapchat é a rede dominada, majoritariamente, por pessoas com menos de 25 anos que buscam privacidade e descontração. A comunicação aqui é feita de maneira muito informal e, diferente do Instagram que é uma versão editada da realidade, o “Snap” reflete quem a pessoa é na sua vida comum.

Gerando Leads

O marketing de conteúdo, assunto para outro post, exige que você mantenha contato direto com seu público. Para isso você precisar, antes de criar link para os seus serviços e produtos, você gerar conteúdo de interesse do público.

Conforme a relação com o seu público vai aumentando, você pode começar a interagir diretamente com ele, por meio de perguntas e enquetes. Lembre-se que responder a todos os comentários que forem feitos nos seus posts é imprescindível.

A partir do momento que você estiver entendendo o seu público e se comunicando com ele de maneira fluida, você poderá começar a indicar como o que sua empresa oferece pode ser importante para os diferentes aspectos da vida do cliente.

É preciso estar continuamente analisando como o público reage às suas ações online e trabalhar para, antes de querer vender, atender a necessidade de informação do público. Estabelecendo uma relação honesta, ambas as partes saem ganhando e um não atrapalha o outro nos seus objetivos de utilização de cada uma das redes sociais.


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