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Saiba como utilizar o Facebook para atrair mais clientes

Por fazerem parte da rotina das pessoas, não é de se espantar que o Facebook se tornou fundamental às estratégias de marketing das empresas. No entanto, você sabe como utilizar o Facebook para atrair mais clientes?

De fato, essa é a maior rede social da atualidade, contando com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo. Nela, é possível criar uma página para a sua marca e aproveitar suas funcionalidades, a fim de impactar a audiência.

Todavia, sem uma estratégia correta, você não conseguirá os resultados que almeja. Sendo assim, trouxemos as melhores dicas sobre o Facebook para engajar o seu público-alvo e melhorar a sua imagem. Confira!

Defina quais são os seus objetivos

Assim como ocorre com qualquer outro canal de marketing, a atuação da sua marca no Facebook necessita ser orientada por metas e objetivos relevantes ao tipo de negócio que exerce. A forma com que são feitas as postagens pode influenciar diretamente o percurso dos visitantes na jornada de compra.

O planejamento das ações empregadas nas redes sociais deve ser analisado observando a cultura da empresa e seu intuito de dialogar com seus clientes nos meios digitais. Entenda que, ao contrário do marketing tradicional, utilizar esse método é a forma mais rápida de entender qual é o valor percebido da marca.

Estabeleça personas para o seu negócio

O uso de personas já está devidamente difundido em diversas áreas de atuação, afinal, é uma maneira de compreender e segmentar um pouco melhor o nicho de mercado que se quer atingir. Basicamente, as personas são personagens fictícios criados com o intuito de analisar as dores de um cliente em potencial.

Diferentemente das segmentações tradicionais de mercado, com as personas, você tem dados mais específicos para criar conteúdos que supram as necessidades daquele público. Com isso em mente, a linguagem utilizada fica muito mais direcionada e consegue atrair mais facilmente as pessoas em torno das soluções que a sua empresa oferece.

Publique conteúdo de qualidade

Tendo em vista que você já sabe onde quer chegar e para qual público vai destinar as suas postagens, investir em um bom marketing de conteúdo pode fazer a diferença nas estratégias de marketing do negócio. Porém, para se diferenciar da concorrência, você precisa entregar conteúdo de qualidade às pessoas.

É de suma importância entender as necessidades e as expectativas dos consumidores, levando em consideração também o estágio de conhecimento em que se encontram sobre um determinado assunto. Planeje seus posts de acordo com sua demanda e saiba utilizar o funil de vendas ao seu favor.

Estimule as interações do público

É evidente que não basta apenas postar um conteúdo no Facebook e esperar que as pessoas já se encantem de cara pelo seu negócio. Entenda que esse é um trabalho que exige paciência e conhecimento das estratégias necessárias para impactar o público, até mesmo se diferenciando do que os seus concorrentes fazem nas redes sociais.

Inove nas postagens e aproveite o que acontece na atualidade, mas sempre focando em produzir conteúdo que esteja de acordo com a linguagem do seu público. Enquetes, curiosidades, lives e até mesmo memes são belos métodos para chamar a atenção dos visitantes em sua página no Facebook.

Invista em conteúdos por meio de vídeos

O consumo audiovisual nas redes sociais tem se tornado cada vez mais alto com o passar do tempo, em grande parte devido à incrível expansão do universo mobile. Proporcionar um conteúdo de qualidade não apenas por meio de textos, mas também utilizando vídeos torna o nível de publicações da sua página mais interessante para o público.

Não é segredo para ninguém que a internet mudou a forma de vender, por isso, torna-se essencial acompanhar as tendências e saber produzir algo que tenha a ver com a sua audiência. Os vídeos são uma das maneiras de engajar o público rapidamente e passar o que deseja em várias opções de dispositivos.

Faça um crossover de redes sociais

Mostre para os seus visitantes que não é só a Marvel Estúdios que sabe fazer um crossover e crie publicações no Facebook que interajam com as outras redes sociais da empresa. É possível, por exemplo, postar uma imagem que tenha relação com um conteúdo no Instagram ou fazer uma enquete a partir dos trending topics do Twitter.

Esse tipo de integração faz com que o número de fãs da sua página aumente e, naturalmente, o alcance orgânico da marca seja mais relevante ao mercado. No entanto, observe que cada rede tem a sua própria linguagem, então procure adaptar o conteúdo conforme os objetivos que deseja para o Facebook da empresa.

Aproveite o sucesso do conteúdo efêmero

O popular recurso dos “stories”, publicações que duram 24 horas, faz com que as empresas inovem na forma de atrair o público-alvo. Essa é uma das maneiras de estabelecer uma interação diferenciada e mostrar que os produtos ou serviços que disponibiliza são relevantes para os possíveis clientes.

Além disso, o conteúdo efêmero pode ser a oportunidade de:

  • anunciar promoções;
  • antecipar conteúdos futuros na página;
  • ativar gatilhos mentais para que os visitantes estejam atentos às suas postagens;
  • apresentar novidades da empresa;
  • criar algo rápido e certeiro no nicho que atua.

Veicule anúncios sociais

O Facebook Ads é a plataforma de posts patrocinados da rede social e oferece diversas opções para que você amplie a visibilidade da sua página e dos seus produtos. Com isso, é possível tanto impulsionar uma publicação já criada quanto desenvolver anúncios do zero.

Um dos principais diferenciais do Facebook Ads é o alto potencial de segmentação que ele oferece. Com a ferramenta, você pode exibir seus anúncios para fatias altamente específicas do público e aumentar, consideravelmente, os seus retornos ao atrair mais clientes com o perfil que deseja.

Aprenda com os seus resultados

Para ter certeza de que você está tomando as decisões corretas, saiba mensurar os resultados e analise as informações para corrigir possíveis falhas nas estratégias ou potencializar as campanhas. Dentro das funcionalidades da rede social você encontra diversos relatórios que lhe ajudam nesse quesito.

Observe atentamente quais os tipos de publicação que trazem melhor retorno sobre o investimento empregado. Sendo assim, tente detectar padrões de comportamento do público, para reaproveitá-los em estratégias futuras e gerar oportunidades valiosas de negócio.

Para finalizar, é importante que você tenha e mente que o Facebook é uma ferramenta extremamente eficaz para atrair novos clientes e analisar a reputação da sua marca. Portanto, mantenha uma abordagem correta e fique de olho nas tendências de mercado.

Gostou deste post sobre como utilizar o Facebook? Então aproveite para descobrir mais recursos para potencializar seus negócios e aprenda como melhorar seu marketing local com a ajuda de SEO e do Google Meu Negócio!


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