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Tecnologia nas empresas: do marketing a gestão

Desde que a internet se popularizou novas tecnologias surgem com muita velocidade e assumem papeis cada vez mais importantes no dia a dia das pessoas e das empresas.

Nesse mundo empresarial a revolução é ainda maior já que novos recursos permitem realizar diversas melhorias nos processos e resultados dos negócios.

E qual empresa pode abrir mão da melhoria de resultados? Nenhuma, claro! Na verdade, a internet também provocou mudanças no comportamento de consumo das pessoas e, além disso, eliminou muitas barreiras geográficas, aumentando a competitividade.

Quais são as áreas mais beneficiadas pela tecnologia nas empresas?

No geral as empresas se beneficiaram com a evolução tecnológica, mas especialmente duas áreas obtiveram mais vantagens.

  1. Tecnologia e Gestão

Em termos de gestão os benefícios são inúmeros. Seja na gestão financeira, no controle de estoque ou na gerencia de recursos humanos, a tecnologia facilita a comunicação interna, contribui com o aumento da produtividade e com a redução de custos.

Hoje existem diversas ferramentas eficientes que contribuem para facilitar o dia a dia das empresas, tornando a administração mais simples.

Um exemplo claro é o sistema de Gestão Empresarial ERP, que unifica em um só lugar todas as informações importantes da empresa e permite que o gestor tenha uma visão mais ampla do negócio.

Com os módulos específicos e integrados é possível realizar o controle de contas a pagar e receber, controle de estoque, cadastro de fornecedores e clientes, vendas, gerar boletos e faturas, emitir notas fiscais eletrônicas, fazer a conciliação bancária, entre outros.

O ERP também permite que sejam gerados relatórios gerenciais que ajudam a tomar decisões mais assertivas, mais rápidas e precisas.

  1. Tecnologia e o marketing

Outra mudança significativa gerada pela tecnologia está relacionada ao marketing. As ações, que antes eram focadas no produto, hoje devem ser focadas nas necessidades do cliente.

A principal tendência em marketing hoje é o Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração. E o conceito principal dessa modalidade de marketing é pensar e construir um relacionamento com o cliente baseado na troca.

Isso significa que é preciso ouvir o cliente sobre suas necessidades e expectativas e construir uma relação de confiança, tornando-se mais do que apenas um produto para ele.

As redes sociais são fundamentais para esse relacionamento, funcionando como vitrines digitais que oferecem conteúdos relevantes para o público. Os conteúdos devem ter qualidade e despertar o interesse dos clientes.

Com essas ações o relacionamento de longo prazo com o cliente pode ser construído com qualidade de atendimento e ações direcionadas. É preciso dispor de canais acessíveis e contar com uma equipe qualificada para esse atendimento. Os chatbots podem contribuir bastante oferecendo um suporte personalizado para os clientes.

O grande diferencial para conquistar os clientes é se reinventar e oferecer um atendimento que ultrapasse as suas expectativas.

Empresas que estão acostumadas ao marketing antigo e que não estão ainda abertas a compreender as mudanças estão ficando para trás. Tecnologias como os softwares de gestão, as soluções de Big Data, Business Intelligence e tantas outras oferecem recursos essenciais hoje para que as empresas consigam lidar com a quantidade de dados e aprendam sobre informações importantes para os clientes.

O que fazer para aproveitar melhor a tecnologia?

Os setores de marketing e de tecnologia em uma empresa não são e nem podem ser a mesma coisa, mas sem dúvida devem trabalhar juntos para construir uma marca forte e sustentável no mercado.

Para isso é fundamental contratar profissionais com perfis híbridos, ou seja, que conseguem unir conhecimento técnico com a visão inovadora, permitindo assim desenvolver produtos voltados para os desejos dos clientes.

É preciso também avaliar a infraestrutura de cada setor para identificar se ele possui recursos humanos, orçamento e estrutura para funcionar de maneira eficiente. Sem essa adequação não é possível alcançar os resultados desejados.

Utilizar os recursos e ferramentas mais eficientes disponíveis contribui para o aumento da produtividade e para a utilização da capacidade intelectual dos colaboradores para criação de estratégias que irão gerar mais resultados. Quando todos estão motivados e voltados para um mesmo objetivo, com condições de realizá-lo, os resultados chegam mais rápido.

Agora você já sabe qual é a importância da tecnologia nas empresas e também como ela influencia nos resultados do negócio.

Invista em recursos que possam gerar mais resultados para a sua empresa e proporcione mais competitividade para o seu negócio.


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