Blog: Mundo marketing digital

Inbound, Branding, Métricas, Bi, Negócios, Tecnologia, Publicidade, Conteúdo, Social, Comportamento e Tendências no Marketing Digital

Veja quando um plano de marketing digital pode falhar e se antecipe

Para aumentar o seu faturamento e conquistar a confiança dos clientes, torna-se importante investir em um plano de marketing digital que seja coerente e eficaz com os objetivos da empresa.

No entanto, é necessário identificar quais são os pontos que estão convergindo com as suas estratégias e fazendo com que os resultados não sejam os mais felizes possíveis. Deixar furos no seu planejamento pode ocasionar problemas na comunicação, queda nas vendas, imagem ruim da marca, entre outras situações.

Portanto, para evitar tudo isso, preparamos algumas dicas do que não deve ser feito em seu plano de negócios. Acompanhe a leitura e confira!

Focar em um público-alvo amplo demais

Sabe aquela velha história de quem quer agradar a todo mundo acaba agradando a ninguém? Então, na hora de desenvolver um plano de marketing digital eficiente, é fundamental saber para qual público-alvo a sua empresa deseja criar conteúdo e entregar as soluções que possui.

As melhores táticas de engajamento e persuasão partem de objetivos bem definidos, por isso não basta apenas ter uma presença online se não há um foco específico para o seu nicho de atuação. A segmentação do público é importante para qualquer negócio, visto que proporciona uma tomada de decisão mais direcionada.

Deixar de desenvolver uma persona

Indo mais a fundo na segmentação, no atual cenário do Inbound Marketing, torna-se inconcebível não pensar na elaboração de personas para o seu negócio. Provavelmente, você já sabe que as personas são personagens fictícios que servem para representar os possíveis clientes ideais de uma empresa, mas coloca em prática?

Ter atenção a esse conceito é fundamental para criar campanhas mais efetivas conforme as dores apresentadas pelo tipo de público esperado. Tendo isso em mente é possível construir conteúdos de qualidade, melhorar produtos ou serviços e até reposicionar a sua marca diante de um mercado competitivo.

Oferecer ao cliente algo que ele não precisa

Por mais que seja interessante oferecer um atendimento exclusivo aos seus clientes, esse tipo de estratégia também não pode beirar ao exagero. Além disso, disponibilizar conteúdos que não fazem parte da realidade do seu público pode gerar um impacto negativo em seu plano de marketing digital.

Faça uma análise sobre o que pretende oferecer ao seu cliente, visto que isso pode influenciar na percepção da marca e, consequentemente, na divulgação orgânica dos seus serviços. É interessante que o marketing esteja de acordo com a cultura da empresa e o segmento, senão é provável que haja gargalos na comunicação.

Estabelecer uma comunicação errada nas redes sociais

Por falar em comunicação, o que se nota muito ultimamente é a presença maciça das empresas nas redes sociais, porém, em muitas oportunidades, sem uma estratégia bem definida. Assim como nos outros métodos, a importância de conhecer o perfil dos seus clientes torna-se algo decisivo para trazer resultados satisfatórios.

Já imaginou se a sua empresa tem uma cartela de clientes que optam por assuntos mais sérios e o seu time de marketing posta piadas o tempo todo? Entenda que o tipo de linguagem empregada nas redes sociais influencia na tomada decisão das pessoas e, consequentemente, atribui uma imagem positiva ou negativa à sua marca.

Ignorar a mensuração dos resultados

Por mais que a sua estratégia esteja navegando de vento em popa, se você deixar de mensurar o ROI adquirido pelo marketing, pode enfrentar verdadeiras tormentas no seu plano de ação. Analisar os resultados obtidos pode servir para obter um feedback das campanhas desenvolvidas e arrumar possíveis erros.

Em qualquer ação que efetue é imprescindível acompanhar o que está sendo feito, a fim de tomar as devidas providências e construir um planejamento consistente. Além disso, é uma forma de identificar se o retorno financeiro que almeja está em conformidade com o investimento que teve.

Por fim, é fundamental deixarmos claro que o quanto antes esses e outros problemas forem detectados e resolvidos, melhor para alcançar o sucesso nas estratégias de marketing da sua empresa.

Gostou das informações que trouxemos para efetuar um bom plano de marketing digital? Então aproveite a visita ao nosso blog e entenda também como dialogar com seus clientes nos meios digitais!


Aprenda sobre marketing digital

Inscreva-se e receba ebooks, artigos, dicas e outros materiais para melhorar o marketing digital de sua empresa.