Você sabia que a Internet mudou a forma de vender? - Balaio da Criação

Por Balaio da Criação

Publicado em 15 de agosto de 2017 | Atualizado em 9 de abril de 2020


Nos últimos 50 anos, o mundo mudou muito, nada mais é como era naquela época. Você sabe quem é a principal responsável por tudo isso? A tecnologia! Ela mudou nossa forma de ver o mundo, de nos relacionar com as pessoas e mudou nossos hábitos. A internet é, provavelmente, a principal

Nos últimos 50 anos, o mundo mudou muito, nada mais é como era naquela época. Você sabe quem é a principal responsável por tudo isso? A tecnologia! Ela mudou nossa forma de ver o mundo, de nos relacionar com as pessoas e mudou nossos hábitos. A internet é, provavelmente, a principal dentre todas as diferentes inovações tecnológicas que aconteceram nos últimos tempos. Ela tornou real a ideia de globalização, diminuiu as distâncias e tornou o tempo algo praticamente instantâneo. Mas uma das coisas que mais mudou, e é tema do nosso artigo, foi a nova forma de vender e comprar.

Antigamente, era necessário que nos deslocássemos para uma loja ou shopping atrás de produtos que fossem de nosso interesse. Era necessário “bater perna” para pesquisar preços e encontrar as melhores condições para comprar e vender qualquer tipo de produto. Hoje somos bombardeados pelos mais diversos tipos de produtos, desde produtos físicos como TVs, sons, DVDs, CDs, livros, até produtos digitais, como cursos online, e-books e vídeo-aulas, entre muitos outros. A verdade é que hoje não precisamos mais sair do conforto de nossa casa para adquirir qualquer tipo de produto.

Marketing Digital

Agora nós vamos falar o que fez com que essa mudança toda acontecesse, e isso foi a descoberta do poder do Marketing Digital. Na internet, as pessoas disponibilizam, mesmo que involuntariamente, inúmeras informações sobre seus gostos e interesses e isso é algo que o marketing precisa. A partir de uma pesquisa no Google, ou alguns compartilhamentos nas redes sociais, você pode descobrir tudo o que seu público precisa, e assim oferecer aquilo que eles querem, o que tem interesse em comprar. E isso vai além, as informações nos permitem entender quem o nosso internauta é, se é alguém que está atrás de informação, se possui uma opinião, quais os gostos e por isso não basta oferecer simplesmente um produto, você precisa oferecer uma informação valiosa, um conteúdo de qualidade e uma isca para que ele seja fisgado.

Marketing de Conteúdo: a nova forma de vender

E foi assim que surgiu o marketing de conteúdo, onde vender um produto está associado a oferecer um conteúdo de qualidade para os leitores, dessa forma cria-se uma relação entre usuário e vendedor, gerando uma relação de confiança e somente a partir daí constrói-se um relacionamento comercial. A partir disso, um site ou blog vende produtos que tenham relação com seu conteúdo e que são atrativos aos seus usuários, isso possibilitou que a propaganda não fosse apenas em banners. Criou-se novas formas de propaganda, como os links patrocinados, meios que relacionam conteúdo e produto. Para vender hoje em dia, dentro de tantas opções oferecidas, é preciso atrair a pessoa certa e entregar a ela um diferencial.

Aprender a trabalhar com marketing digital é saber como entregar algo que a pessoa precisa, para que ela te dê o que você queira.

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